99pay (Crédito: Divulgação / 99)

O Banco Central relatou nesta quarta-feira o vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix sob responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A., em decorrência de falhas nos sistemas da empresa, que afirmou que o problema já foi “sanado”.

De acordo com nota do BC, o incidente de segurança não gerou a exposição de dados “sensíveis”, como senhas ou informações de movimentações financeiras, mas apenas dados cadastrais, que não permitem acesso a contas ou recursos de usuários.

“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”, afirmou a autarquia no comunicado.

O BC ainda informou que “ações necessárias” foram adotadas para a apuração do caso e que serão impostas medidas “sancionadoras previstas na regulação vigente”.

Em comunicado à imprensa, a 99Pay lamentou o ocorrido, afirmando que o vazamento atingiu um “número reduzido de chaves Pix indevidamente acessados” e que já contatou seus usuários afetados para oferecer “esclarecimentos e apoio”.

Segundo a empresa, o número de usuários impactados pelo incidente representa cerca de 0,0003% de sua base. Ela reiterou a informação do BC de que dados sensíveis não foram expostos.

A autarquia disse que o incidente tem “baixo impacto potencial para os usuários”.

Com informações de IstoÉ

Artigo anteriorMaior corrida de rua do Norte do Brasil, Maratona de Manaus será realizada neste domingo (14)
Próximo artigoSema apresenta ações e projetos apoiados pelo Paisagens Sustentáveis da Amazônia