Marcello Casal JrAgência Brasil

Uma criança, de 1 mês, foi encontrada sozinha na manhã de domingo (15/2), nas proximidades da Praça da Piedade, no circuito Osmar (Campo Grande), em Salvador (BA). Os pais foram presos em flagrante.

Testemunhas relataram que o bebê foi deixado no local após uma briga entre os pais, um casal em situação de rua, de acordo com a Defensoria Pública do Estado da Bahia. Durante a discussão, pai e mãe se agrediram e precisaram de atendimento médico devido aos ferimentos; por isso, a criança acabou ficando sozinha.

Após receberem alta, os dois foram presos em flagrante e o bebê foi acolhido pela Defensoria. Na segunda-feira (16), ele foi levado a uma unidade de saúde, onde passou por exames clínicos. “A medida teve caráter preventivo e buscou assegurar que não houvesse qualquer intercorrência de saúde decorrente da exposição prolongada em ambiente de grande aglomeração”, explicou o órgão.

Segundo a Defensoria, os pais são assistidos pelo Núcleo de Defesa da População em Situação de Rua (Núcleo Pop Rua) da própria instituição, que já acompanhava a situação de vulnerabilidade social da família.

Após avaliação das condições físicas, emocionais e sociais, a mãe teve o alvará de soltura cumprido, mas a Defensoria informou que ainda há medidas judiciais e extrajudiciais em andamento. A criança só deverá retornar ao convívio familiar caso isso ocorra em condições seguras e com acompanhamento adequado.

“A prioridade, neste momento, é garantir que o bebê permaneça em ambiente seguro, com acompanhamento técnico adequado, ao mesmo tempo em que se avalia a viabilidade de reestruturação familiar”, afirmou a defensora pública e coordenadora da Infância, Carmem Novaes. As informações são de  Correio 24 Horas.

Artigo anteriorAmom Mandel articula apoio no Congresso para pacote de PECs que mira privilégios, educação e agenda climática
Próximo artigoOAB do Rio repudia desfile pró-Lula e fala em “intolerância religiosa”