
Três bares da Região Metropolitana de São Paulo foram interditados pela Vigilância Sanitária após operações realizadas entre segunda (29) e terça-feira (30). A ação ocorre em meio à investigação de casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas.
Na capital, dois estabelecimentos foram fechados nos bairros dos Jardins e da Mooca, onde fiscais apreenderam mais de 800 garrafas sem rótulo e sem comprovação de origem. Já em São Bernardo do Campo, um bar foi interditado e diversas bebidas foram encaminhadas para perícia policial.
Entre os bares interditados, está o “Ministrão”, localizado na Rua Ministro Rocha Azevedo, região dos Jardins. Segundo Manoel Bernardes, diretor do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, o estabelecimento adquiriu bebidas de um vendedor de rua.
Até o momento, foram registrados 22 casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Entre eles, sete casos já foram confirmados como resultado da ingestão da substância, enquanto cinco óbitos estão sendo investigados — sendo uma morte confirmada por metanol e quatro ainda em análise pelas autoridades de saúde.
Outras fiscalizações foram realizadas. No Planalto Paulista, zona sul de São Paulo, um minimercado teve mais de 40 garrafas de whisky, gin e vodca apreendidas. O responsável foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos.
Na região do M’Boi Mirim, uma distribuidora também foi alvo da operação e teve a comercialização de destilados parcialmente vetada, com parte das bebidas lacrada no local.
Recomendação a estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas
O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) emitiu uma recomendação urgente aos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas no estado de São Paulo e em regiões próximas. O documento do MJSP é direcionado a bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, organizadores de eventos, mercados, atacarejos, distribuidoras, plataformas de comércio eletrônico e aplicativos de entrega.
Em nota, o ministério recomendou atenção a itens com lacres tortos, erros evidentes de impressão e preços atipicamente baixos. O texto também alerta que devem ser tratados como suspeita de adulteração sintomas como visão turva, dor de cabeça e náusea.
O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor. É amplamente utilizado como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos.
Com informações de CNN Brasil.










