Em moções aprovadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Belarmino Lins (Progressistas) reiterou apelo ao Governo do Estado em favor da pavimentação de pistas de pouso de três municípios interioranos: Novo Aripuanã (distante 227 km de Manaus em linha reta), Autazes (distante 113 km em linha reta da Capital) e Nova Olinda do Norte (135 km). O pleito é uma luta do parlamentar que remonta a 2018.

“Como é do conhecimento público, vários aeroportos do interior do Estado operam sem as mínimas condições de segurança, incluindo pistas de barro batido, à base de piçarras, pondo em risco constantes as aeronaves e seus passageiros, sendo importante ressaltar que as Prefeituras Municipais não possuem recursos financeiros para arcar, sozinhas, com os custos referentes à manutenção técnica dos aeródromos”, diz o líder progressista.

Um dos municípios mais prejudicados é Novo Aripuanã, situado na Calha do Rio Madeira, administrado pelo prefeito Jocione Souza (PSDB), com uma população estimada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) em mais de 24 mil habitantes. Segundo o deputado, os problemas se repetem em Autazes, de 37.752 habitantes e um dos grandes centros pecuários do Estado, comandado pelo prefeito Andreson Cavalcante (PROS).

Situação idêntica é vivida por Nova Olinda do Norte, de 35 mil habitantes, administrada por Adenilson Reis (MDB). “Os três municípios possuem aeroportos operando com pistas de pouso deprimentes, pistas de barro, sem qualquer segurança, pelo que apelamos ao governador Wilson Lima (PSC) e ao vice, Carlos Almeida (PTB), por soluções urgentes a essa grave questão”, afirma Belarmino Lins.

Artigo anteriorGarotos bons de bola
Próximo artigoProfessora da rede municipal é finalista da fase nacional do Prêmio Arte na Escola Cidadã