Em mais uma ação inédita no interior do Amazonas, o prefeito de Parintins Bi Garcia anuncia que a Prefeitura irá realizar hemodiálise ambulatorial em pacientes renais crônicos nas dependências da UTI do hospital Jofre Cohen. A Prefeitura adquiriu duas máquinas de hemodiálise juntamente com os equipamentos das unidades de terapia intensiva inauguradas ano passado. A ação permitirá que muitos parintinenses que residem em Manaus pela necessidade do tratamento, possam retornar à sua terra natal.
Para que o trabalho inicie, a Prefeitura de Parintins está cadastrando todos os seus pacientes renais crônicos para organizar o fluxo na unidade hospitalar. Os que estão em Manaus podem procurar a Representação do Município na capital, localizada no Conjunto Nossa Senhora das Graças, e em Parintins o Serviço Social do Hospital da Secretaria de Saúde. A partir de então será definida a forma de atendimento desses cidadãos e cidadãs.
De acordo com o prefeito Bi Garcia, serão atendidos seis pacientes diariamente no setor de hemodiálise do hospital Jofre Cohen, situado na ala das UTIs e que futuramente haverá a possibilidade desse número dobrar. “Os pacientes que foram para Manaus poderão fazer em Parintins. É uma notícia muito importante porque a gente anunciou o funcionamento da hemodiálise, mas apenas para pacientes internados no hospital. Agora vamos atender pacientes crônicos renais”, salienta Bi Garcia.
O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, informa que dos dois equipamentos para hemodiálise do município, um continuará atendendo aos casos de demanda da UTI e outro será voltado a hemodiálise ambulatorial para renais crônicos. Ele ressalta a necessidade dos pacientes procurarem a Representação em Manaus e o serviço social da Secretaria de Saúde, em Parintins. “É um investimento extremamente importante para a população de Parintins e para aquelas famílias que estão hoje lá em Manaus, precisando residir lá por conta desse tratamento. Com o trabalho da gestão do prefeito Bi Garcia, essas famílias poderão ter a oportunidade de retornar”, pontua.