Reuters – O presidente Joe Biden concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil dos Estados Unidos, à ex-secretária de Estado Hillary Clinton, ao chef Jose Andres, ao ator Michael J. Fox e à conservacionista Jane Goodall no sábado, em um de seus últimos atos oficiais no cargo.
Biden, democrata que deixará a Casa Branca em 20 de janeiro, quando o presidente eleito Donald Trump será empossado, também entregou a honraria ao humanitário e vocalista da banda U2, Bono; ao estilista Ralph Lauren; ao apresentador e divulgador científico “Bill Nye, o Cara da Ciência”; ao ator Denzel Washington; à estrela do basquete Earvin “Magic” Johnson; e à editora-chefe da revista Vogue, Anna Wintour.
Outros homenageados na cerimônia na Casa Branca incluíram Tim Gill, ativista LGBT; David Rubenstein, filantropo e cofundador do grupo Carlyle; e George Stevens Jr., escritor e diretor fundador do Instituto Americano de Cinema (AFI).
O astro internacional do futebol Lionel Messi também foi agraciado com a medalha, mas não compareceu à cerimônia devido a um conflito de agenda, conforme informado por funcionários da Casa Branca. O investidor e filantropo George Soros também recebeu a medalha, mas não esteve presente; seu filho, Alex Soros, aceitou a honraria em seu lugar.
Biden ainda concedeu a Medalha da Liberdade postumamente a Fannie Lou Hamer, ativista dos direitos civis; Ash Carter, ex-secretário de Defesa; Robert F. Kennedy, ex-procurador-geral e senador dos Estados Unidos, além de irmão do presidente John F. Kennedy; e George Romney, empresário, ex-governador de Michigan e ex-secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O senador Mitt Romney, filho de George Romney, recebeu a medalha em nome de seu pai.
O presidente descreveu o grupo de agraciados como “pessoas verdadeiramente extraordinárias” que dedicaram seus esforços para moldar as causas e a cultura dos Estados Unidos. As escolhas refletiram algumas das paixões, aliados e heróis pessoais de Biden.
Hillary Clinton, que realizou sua própria e histórica (embora sem sucesso) candidatura à presidência em 2016, foi apoiadora de Biden, incluindo durante sua campanha à reeleição, até ele retirar sua candidatura em julho. A ex-senadora e ex-primeira-dama foi ovacionada de pé pelo público presente na Casa Branca.
Michael J. Fox, astro da franquia de filmes De Volta para o Futuro e das séries de TV Family Ties e Spin City, tem doença de Parkinson e chegou à cerimônia em uma cadeira de rodas, mas caminhou com assistência e ficou em pé enquanto Biden colocava a medalha em seu pescoço. Fox sorriu e aplaudiu durante toda a cerimônia.
Biden destacou que Robert F. Kennedy foi um de seus “verdadeiros heróis políticos.” Kathleen Kennedy, filha do falecido senador, recebeu a medalha em nome do pai.
O chef Jose Andres, fundador da organização de caridade World Central Kitchen, que alimenta pessoas em zonas de conflito, incluindo em Gaza, onde alguns de seus colaboradores foram mortos no ano passado, lutou para conter as lágrimas ao receber a medalha.