Nesta terça-feira (31), em coletiva de imprensa on line do Governo do Amazonas com Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), foi informado que o estado alcança 175 casos confirmados de covid-19, sendo 159 na capital e 16 casos no interior.
Dos 175 casos: 118 estão em isolamento e 120 em investigação. 25 pacientes com positivo, são de pessoas que atuam na área da saúde, o que representa 14,2% dos casos.
Mortes
Também foi informado que o Amazonas já tem sua 3ª morte por covid-19. Sendo: um homem de 49 anos de Parintins, hipertenso e obeso; um homem de Manaus de 43 anos, obeso; uma pessoa de sexo não identificado, que morreu a caminho de uma unidade de saúde e era diabético (a).
Boa notícia
“Quero só dar uma boa notícia: que nós temos 26 pacientes que saíram do período de transmissão [da doença]. Então ontem eram 4 e hoje já são 26.”, informou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.
Eficiência no resultado dos exames
A diretora Rosemary também aproveitou para agradecer a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e a Fundação Alfredo da Mata, por terem disponibilizado alguns profissionais do laboratório, para contribuir juntamente com o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) em sua escala de 24 horas, para os exames de covid-19.
“O Amazonas talvez seja o estado cujo o Lacen está liberando mais rapidamente os resultados. Nos demoramos 24h para liberar esses resultados e chegamos a um prazo máximo de 48h quando nós precisamos repetir o exame.”, informou a diretora da FVS-AM.
De ontem pra hoje (31), das 250 amostras coletadas, 230 já haviam sido liberadas, destes, 24 deram positivos.
Aquisição de novos testes
Segundo o Secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, o Ministério de Saúde fez aquisição de 5 milhões de testes para o Brasil, mas não se sabe os critérios estabelecidos para a distribuição em cada estado. “Não sabemos o dia nem a data provável que esses testes chegarão.”, informou.
Contudo, o governo do estado do Amazonas, realizou uma aquisição de 30 mil testes com destino a um público-alvo dos profissionais da saúde e aqueles que se adequam no grupo de risco.