O Boi-Bumbá Garantido venceu o 54º Festival Folclórico de Parintins 2019 e se tornou campeão, alcançando 32 títulos. O Boi da Baixa do São José levou o melhor na soma de duas noites de espetáculo onde apresentou o tema “Nós, o Povo”.

O resultado foi anunciado no início da tarde desta segunda-feira (1) após a apuração das notas. O bumbá da Baixa do São José somou 1.258,4 pontos contra 1.257,6 do Boi Caprichoso

“Quero agradecer a todos os artistas do Garantido e toda a nação vermelha e branca. Venceu quem fez o melhor festival. Muito obrigado a toda a organização. Foram muitos obstáculos, mas tivemos muita fé sempre. Fizemos três belíssimos espetáculos. Obrigado, nação, essa vitória é de vocês”, disse o presidente do Garantido, Fábio Cardoso, emocionado. 
 
Impugnações – As duas impugnações deferidas pela comissão julgadora foram referentes às falhas cometidas na primeira noite de apresentações (28/06). O boi Garantido, que abriu o festival de 2019, perdeu um décimo pela entrada antecipada de um músico na arena. O Caprichoso também foi penalizado com a perda de um décimo, por permitir a permanência de uma pessoa não brincante na arena do Bumbódromo. O Caprichoso, vice-campeão deste festival, teve 1.257, 6 pontos, oito décimos a menos que o campeão. 
 
Troféu – Os troféus do boi campeão e de melhor galera do Festival Folclórico de Parintins 2019 foram criados pelo designer parintinense Fram Canto, que assina as peças pelo terceiro ano consecutivo. 
Confeccionados com madeira, acrílico e acabamentos em ferro, os troféus medem aproximadamente 0,70m x 0,70m e pesam cerca de 35 quilos cada. A concepção apresenta elementos regionais, como as penas, bois e seus símbolos, além de grafismos indígenas.

1ª Noite: Garantido e Caprichoso empatados com 419,2 pontos

2ª Noite: Garantido venceu com 419,6 contra 419,0 do Caprichoso

3ª Noite: Garantido venceu com 419,6 contra 419,4 do Caprichoso.

O boi-bumbá Garantido ganhou com 8 décimos de diferença com 1.258,4 e o boi-bumbá Caprichoso recebeu 1.257,6 pontos.

Público – Em três noites, o Festival Folclórico de Parintins recebeu 40 mil pessoas no Bumbódromo, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Na arena, foram mais de 5 mil brincantes em cada noite de apresentações e um total de 33 alegorias. 
 
“Saímos daqui muito felizes com o resultado do trabalho. Vimos uma redução expressiva no número de atendimentos da Polícia Militar e da saúde, o que mostra um comprometimento do Governo do Estado, para que a gente conseguisse reduzir esses números, mesmo com uma quantidade de espectadores muito maior. Toda uma estrutura foi montada e a operação foi muito bem conduzida. Vamos iniciar os próximos projetos”, afirmou o secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz.

Fotos e Textos  Equipe Fato Amazônico e Click Cidade (Elcimar Freitas – Cleomir Santos – Erick Bitencourt – Gerlean Brasil – Luciano Bitencourt e João Aristeu)

Confira as melhores fotos:

[foogallery id=”293694″]

Artigo anteriorObras do Distrito Industrial ganham mais agilidade com a chegada do verão
Próximo artigoConclusão da reforma da Previdência deve ficar para o segundo semestre