
Nesta quinta-feira (13), o Boi Garantido recebeu o Estúdio D para uma imersão na grandiosidade do Festival de Parintins. A visita conduzida pelo artista Antônio Cansanção, e Alex Monteiro, designer da Comissão de Artes, teve como objetivo mostrar de perto o processo de produção das alegorias e do espetáculo apresentado na arena, servindo como inspiração para a criação e desenvolvimento de uma coleção de jóias do designer Carlos Penna em colaboração com Helerson Da Maia, voltada para Parintins em parceria com artistas locais.
A coleção de jóias exclusivas feitas à mão irá buscar captar a essência da cultura parintinense e transformá-la em acessórios que contem essa história para o Brasil e o mundo. Além de promover a identidade amazônida, a iniciativa também tem o propósito de apresentar o Norte para artistas brasileiros e incentivar colaborações que exaltem a cultura local.
O designer mineiro, Carlos Penna, ficou encantado ao conhecer os bastidores do espetáculo e destacou o impacto dessa experiência para o seu processo criativo. “Estou encantadíssimo! Acompanhar esse processo de perto foi incrível. Eu já admirava essa cultura, mas agora, entendendo como tudo é feito por dentro, sei que quando chegar ao festival e vir o resultado final, vou ficar ainda mais fascinado!”, enfatizou.
O idealizador e curador do Estúdio D, André Porto, também ressaltou a grandiosidade do trabalho artístico desenvolvido pelos artistas do Boi Garantido, e a importância de exportar essa cultura para o mundo. “Eu nunca tinha entrado na Cidade Garantido e, além de entrar, pude conhecer esse backstage, entender como tudo funciona até chegar à arena. Esse processo é encantador demais. A gente exporta essa arte para o mundo, e ver de perto toda essa construção só reforça o orgulho de ser nortista e amazônida.”, destacou.
O Boi do Povão sempre esteve comprometido em apoiar projetos que exaltam a cultura amazônida e enaltecem o talento dos artistas locais. Através de parcerias e iniciativas que valorizem e respeitem a essência da nossa identidade cultural, o Boi fortalece a tradição, incentiva a sustentabilidade e promove a arte, garantindo que expressões culturais ganhem cada vez mais visibilidade e reconhecimento.