As polêmicas sobre o resultado da Bola de Ouro seguem a todo vapor. Depois de um jornalista finalandês reconhecer que errou ao “esquecer” de incluir Vinir Jr no top 10, foi a vez do panamenho Campo Elías Estrada, do meio de comunicação Tiro al Gol, admitir falhas na votação ao prêmio.
Ao jornal espanhol Marca, o jornalista confidenciou que deixou Rodri, vencedor da premiação, fora da lista dos dez melhores por simplesmente erro próprio.
— O nome de Dani Olmo (Barcelona) surgiu no lugar de Rodri (Manchester City). Nunca considerei o Rodri entre os três primeiros. Coloquei-o em quinto, mas por um erro involuntário o nome dele não apareceu — lamenta Estrada.
— Infelizmente tive problemas na hora de votar na plataforma de votação. Quando estava selecionando meus dez candidatos, na hora de atualizar, a votação foi alterada, com os números intercalados, sem qualquer ordem. Tive que entrar na plataforma mais de três vezes para votar, o que não consegui fazer pelo celular, mas pelo computador consegui melhorar o problema, mas não tomei cuidado ao enviar no final — admitiu o jornalista panhamenho.
Por outro lado, Estrada afirmou que Vini Jr sempre esteve em primeiro, enquanto Lamine Yamal vinha logo em seguida “como uma recompensa pela sua excelente campanha com a seleção espanhola na Eurocopa”.
Outra falha do jornalista do Panamá foi ter confirmado seus votos quando o editor-chefe da revista France Football, responsável pela Bola de Ouro, enviou um e-mail de confirmação para encaminhar oficialmente as escolhas. — Só percebi o erro alguns dias depois, quando li o e-mail detalhadamente, porque anotei meus candidatos em uma folha de papel. Nunca aconteceu comigo, o meu voto foi imparcial, não visto a camisa de nenhum time.
Veja top 10 do jornalista panamenho
- Vinicius Junior: 15 pontos
- Lamine Yamal: 12 pontos
- Jude Bellingham: 10 pontos
- Dani Carvajal: 8 pontos
- Dani Olmo: 7 pontos
- Harry Kane: 5 pontos
- Erling Haaland: 4 pontos
- Lautaro Martínez: 3 pontos
- Fede Valverde: 2 pontos
- Kylian Mbappé: 1 ponto