Doug Murray/Icon Sportswire via Getty Images

O jornalista argentino Enrique Wollf foi excluído da Bola de Ouro de 2024, que acontece às 16h desta segunda-feira (28/10), após votar em quatro compatriotas para o prêmio de 2023. Naquela ocasião, Lionel Messi superou o norueguês Erling Haaland, que não estava no top 5 do profissional da imprensa.

Vincent Garcia, editor-chefe da revista France Football, responsável pelo prêmio Bola de Ouro, disse que o jornalista “perdeu a objetividade”. Wollf votou em: Messi, Lautaro Martínez, Mbappé, Julian Álvarez e Emiliano Martínez, respectivamente.

“No último ano um jornalista da Argentina foi removido após escolher quatro jogadores do país: Messi, Julian Álvarez, Kylian Mbappé, Lautaro Martínez e Emiliano Martínez. Todos no top 5 dele. Havia quatro jogadores disponíveis entre os finalistas, e ele escolheu todos eles. Na minha opinião, ele perdeu sua objetividade. Nós mudamos o jornalista, e ele não vota mais”, explicou Vicent ao portal britânico The Times.

Como funciona a votação para a Bola de Ouro?

O melhor jogador do mundo é escolhido após uma votação entre 100 jornalistas dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa, ou seja, um de cada. As escolhas devem partir não por gostos pessoais, mas pelo momento do atleta.

“Eu não sou um ditador. Eles votam com o coração deles. Alguns preferem atacantes e meias, um time ou outro. O mais importante é ter credibilidade. Nem todo mundo passa no teste”, revelou. Com informações de Metrópoles.

 

Artigo anteriorEx-Atlético aparece na lista de indicados do Troféu Kopa da Bola de Ouro; confira
Próximo artigoCruzeiro ganha reforço para a partida contra o Lanús