A Prefeitura de Manaus disponibilizou a lista de segunda chamada do Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG) para preencher as vagas remanescentes da primeira chamada, realizada há duas semanas. A nova convocatória está disponível no Portal do Candidato e será feita entre os estudantes que ficaram na condição de reserva. Assim como na etapa anterior, os novos estudantes chamados deverão fazer a entrega dos documentos comprobatórios na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) nos próximos dias 8 e 9 de outubro, quinta e sexta-feira, respectivamente.

De acordo com a Prefeitura, os reservistas são aqueles estudantes que tiveram seus perfis socioeconômicos aprovados pelo programa, mas que ficaram de fora da primeira lista em função da quantidade de vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) ser menor que o número de aprovados. A classificação geral dos candidatos leva em conta, além de outros critérios, a renda familiar per capita, que não pode ser superior a dois salários mínimos e meio (R$ 1.970,00). O PBPG da prioridade as menores rendas.

Nesta nova etapa – que inclui bolsas adicionais de 50% ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), parceiras do programa – os candidatos classificados deverão comparecer à sede da Espi para a entrega dos documentos que comprovem as informações prestadas durante a inscrição. Em caso de nova sobra de vagas, a Prefeitura deverá abrir processo de remanejamento, em que outros estudantes aprovados – mas que também ficaram de fora – terão a oportunidade de redefinir as opções de cursos informadas anteriormente. O mesmo processo acontece no Programa Bolsa Universidade (PBU).

Sobra de vagas

A sobra de vagas, de acordo com a Espi, acontece porque nem todos os estudantes fizeram a entrega dos documentos comprobatórios. Em outros casos, os estudantes foram à Espi, mas não conseguiram provar as informações prestadas. Entre as situações mais comuns, estavam a não conclusão do nível superior, que é obrigatório, e a renda familiar média ser maior do que a informada na inscrição.

“Alguns candidatos não conseguiram comprovar todos os dados informados no cadastro, enquanto outros, por motivos diversos, não fizeram a entrega dos documentos. Ambos os casos são eliminatórios, então, abre-se a possibilidade de que os reservistas tenham sua oportunidade”, explica a diretora-executiva da Espi e coordenadora do Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG), Andreia Brasil. “Mas, assim como foi na etapa anterior, estes estudantes convocados nesta nova fase também vão precisar comprovar todas as informações”, ressalta.

A lista de documentos exigidos para a efetivação da vaga consta no edital do programa: comprovante de escolaridade e de residência do candidato, além de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovantes de renda de todos os moradores da residência declarados na inscrição. A entrega da documentação deve ser feita no horário de 8h às 17h, na sede da Espi, localizada na avenida Profº Nilton Lins, 3259, Bloco D – Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul da cidade.

Artigo anteriorServidores da Semsa iniciam programa de qualificação em gerenciamento
Próximo artigoTataraneto de Ellen White desafia a leitura de livros proféticos