
Um ato organizado por movimentos de esquerda na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na tarde dessa quinta-feira (8/1), terminou em pancadaria após políticos bolsonaristas invadirem a manifestação. Veja vídeo:
Bolsonaristas caem na porrada com manifestantes em ato da esquerda sobre 8/1. Leia mais no @Metropoles https://t.co/K9OA30zgHy pic.twitter.com/d1fM8cBAfJ
— Pedro Grigori (@pedrohgrigori) January 9, 2026
O protesto ocorreu no dia em que os ataques golpistas que destruíram as sedes dos Três Poderes completaram três anos. A pauta principal foi a derrubada do PL da Dosimetria — aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, que reduz as penas dos condenados pela tentativa de golpe de Estado.
O ex-deputado estadual Douglas Garcia (União Brasil) e os vereadores Rubinho Nunes (União-SP) e Malcon Mazzucatto (União-SP) compareceram ao ato e acabaram entrando em confronto físico com os manifestantes.
“Fui na USP e desmenti o 8 de Janeiro da esquerda. No final fomos agredidos”, escreveu Rubinho Nunes nas redes sociais. O bolsonarista compartilhou uma série de vídeos que mostram as agressões. “Essa é a “esquerda do amor” fazendo “ato pela democracia” na USP”, afirmou o vereador.
Essa é a “esquerda do amor” fazendo “ato pela democracia” na USP. 🤡 pic.twitter.com/X1L3a7pJMs
— Rubinho Nunes (@RubinhoNunes) January 8, 2026
Fui na USP e desmenti o 8 de Janeiro da esquerda.
No final fomos AGREDIDOS! Eu, @DouglasGarcia e @malconmazzucato pic.twitter.com/UvLfU8EsFo
— Rubinho Nunes (@RubinhoNunes) January 9, 2026
O ex-deputado Douglas Garcia publicou vídeos e fotos em que ele aparece dando um soco no rosto de um manifestante. “Esquerdista foi me agredir na USP e apanhou”, escreveu. Veja vídeo que mostra o bolsonarista trocando socos com manifestantes:
Esquerdista foi me agredir na USP e apanhou 👍🏾 pic.twitter.com/62LRbheuQG
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) January 9, 2026
Em vídeo gravado na entrada da Faculdade de Direito, Douglas afirmou que foi atacado e apenas se defendeu. “Chegaram a rasgar minha camisa, me deram um murro e eu devolvi, obviamente, porque ninguém é de ferro. “Vieram pra cima e tomaram aquilo que eles estavam procurando”, pontuou.
Video em breve sobre o que aconteceu na USP pic.twitter.com/rBvACpSYB6
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) January 9, 2026
A manifestação foi convocada pelos grupos Frente Brasil Popular e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Partido dos Trabalhadores (PT), Prerrogativas, Graúna e Centro Acadêmico XI de Agosto. Até a última atualização desta reportagem, os movimentos não haviam se manifestado sobre a confusão.







