O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta segunda-feira (22/2) uma medida provisória que prevê o repasse de R$ 450 milhões, em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional, a fim de auxiliar estados e municípios que sofrem com as fortes chuvas durante a pandemia do coronavírus. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Apesar do texto não apresentar detalhes de como o montante será distribuído, o Acre será beneficiado. O estado vive uma crise sem precedentes em razão das fortes chuvas que atingem a região. Cerca de 130 mil pessoas sofrem pelas cheias dos rios na capital e no interior do estado. Ao todo, 10 cidades foram afetadas pelas enchentes.

Além disso, o Acre sofre com um surto de dengue, um conflito migratório na fronteira com o Peru e a falta de leitos para pacientes com Covid-19.

Parte do valor que será enviado ao estado só deve ser anunciado na próxima quarta (24/2), data prevista para viagem de Bolsonaro ao estado para acompanhar a situação da região.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais pelo ministro da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos, Bolsonaro diz que “gostaria que não fosse necessário” assinar a medida, mas que o Acre, por exemplo, será beneficiado por ter decretado situação de emergência (leia mais abaixo).

“Como ainda não tínhamos aprovado ainda o Orçamento, estávamos carentes de recursos pra atender o estado nessa questão de calamidade pública. Então conversamos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, com a Receita, e com a própria Economia e o senador [Márcio Bittar, do Acre]. […] Para nós é motivo de satisfação poder atender o Acre mesmo estando numa situação de calamidade. Gostaria que não fosse necessário fazer isso aqui, mas já que o estado se encontra nessa situação, vai ser atendido a partir da assinação dessa medida provisória”, afirmou o presidente. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorTJAM prorroga restrições de atividades presenciais até 28 de fevereiro
Próximo artigoPolícia Militar apreende dupla de adolescentes por posse e venda de drogas no Parque 10