O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (20/1) que o respeito aos militares pelo governo federal é “fato raro nas últimas três décadas” no Brasil.
“O Brasil vem experimentando mudanças ao longo dos últimos dois anos. Uma das mais importantes: temos um presidente da República que, juntamente com seu Estado maior e ministros, acreditam em Deus, respeitam os seus militares, fato raro nas últimas três décadas em nosso país, e também deve lealdade absoluta a seu povo”, disse o mandatário em discurso.
Bolsonaro também fez menção a ataques ao governo e disse pregar e zelar pela união e entendimento de todos.
“Quando somos atacados, dependendo de onde vem esses fogos, tenho certeza de que estamos no caminho certo. Eu prego e zelo pela união de todos, pelo entendimento, pela paz e pela harmonia. Mas os poucos setores que teimam remar em sentido contrário, tenho certeza: vocês perderão. Hoje nós temos um governo que pensa o Brasil como um todo e a grande base nossa para cumprir essa missão são a nossa Marinha, o nosso Exército e a nossa Aeronáutica.”
O chefe do Executivo saudou a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na crise no Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de saúde em função do recrudescimento de casos e mortes por Covid-19 e da falta de oxigênio. Aviões da FAB transportaram médicos e cilindros de oxigênio para ajudar no socorro à região.
O presidente disse que a FAB também cumpriu a sua missão no “Dia D menos 1” ao ajudar na primeira fase da distribuição de vacinas aos estados. “Muito orgulhoso estou disso”, sintetizou.
O presidente, o vice Hamilton Mourão e ministros de Estado participaram da cerimônia comemorativa dos 80 anos do Comando da Aeronáutica, na Base Aérea de Brasília. Com informações de Metrópoles.