O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, publicou nesta terça-feira, 25, a nomeação de Bosco Saraiva, ex-vice governador e ex-deputado federal,  para o cargo de superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (25) no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos.

O ato de nomeação aconteceu  quase quatro meses depois da exoneração do general Algacir Antônio Polsin. O general da reserva assumiu Suframa em junho de 2019 e foi exonerado no fim do governo Bolsonaro, em dezembro de 2022.

O posto de superintendente após a exoneração Algacir foi assumido pelo economista Marcelo Pereira.

Indicado pela bancada

Desde o início de fevereiro, Bosco Saraiva era dado como certo para assumir a superintendência da Suframa. Na disputa com ele tinha o também ex-deputado federal José Ricardo (PT).

O nome de Bosco Saraiva foi indicado no início de março deste ano pela bancada amazonense no Congresso Nacional para a Superintendência da Zona Franca.

De acordo com o senador Omar Aziz (PSD) nenhum membro da bancada se opôs à escolha de Bosco para comandar a autarquia federal no Amazonas.

No ano passado, quando a equipe econômica do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reduziu o IPI nas outras partes do país, anulando as vantagens comparativas da ZFM, Bosco Saraiva intermediou junto ao Solidariedade a apresentação de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) no Supremo Tribunal Federal (STF) que culminou na anulação dos decretos de redução do IPI.

Artigo anteriorJejum de seita para “conhecer Jesus” mata 58 no Quênia
Próximo artigoToadas do álbum do “O Brado do Povo Guerreiro” do Boi Caprichoso 2023 são lançadas no YouTube