O Metrópoles publicou neste sábado, 25, reportagem assinada por Alice Groth que apresenta estado por estado os nomes favoritos ao Senado da República nas eleições de 2026.

De acordo com o site, uma sondagem do instituto Perspectiva Mercado e Opinião, publicada no 18 de setembro, evidencia quem está à frente na disputa para ocupar duas vagas do Amazonas no Senado Federal: o senador Eduardo Braga (MDB) tem 43% das intenções de votos e o deputado federal Alberto Neto (PL) possui 37%.

A diferença entre os dois primeiros colocados se aproxima a empate técnico e revela que a disputa seria apertada se as eleições fossem hoje.

O governador Wilson Lima (União Brasil) aparece em terceiro lugar, com 32% dos votos, seguido pelo senador Plínio Valério (PSDB), com 9,9%; e pelo vereador Sargento Salazar (PL), com 27%.

No Pará, o governador Helder Barbalho (MDB), aparece como o líder de intenções de voto para ocupar uma das duas cadeiras do Senado pelo estado, com 41% das intenções de voto. Ele não poderá concorrer à reeleição em 2026 porque está no segundo mandato.

Segundo levantamento do instituto Real Time Big Data de 13 de outubro, em um dos cenários, a segunda cadeira está empatada entre o deputado federal Éder Mauro (PL) e o ex-governador do Pará Paulo Rocha (PT). Ambos tem 16% das menções.

O atual ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), aparece na sequência, com 7%.

Nas Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB), que está em seu quarto mandato na Casa Alta, aparece na frente dos concorrentes para permanecer no cargo em 2026, de acordo com sondagem do instituto Paraná Pesquisas divulgado nessa quarta-feira (22/10).

No cenário panorama testado, Renan tem 41% dos votos. O deputado federal Alfredo Gaspar (União) aparece em segundo lugar, com 36,4% das menções, seguido pelo deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), com 34%.

Considerando que a pesquisa tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, Renan e Gaspar estão tecnicamente empatados. O mesmo acontece entre Gaspar e Lira.

Em quarto e quinto lugar, aparecem o ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Republicanos), e o deputado Paulão (PT), com 24,3% e 15,9% das intenções, respectivamente.

Artigo anteriorMauro Vieira diz que encontro entre Lula e Trump na Malásia foi positivo e produtivo
Próximo artigoGoverno de Alagoas atribui atraso em envio de dados sobre tornozeleira de Collor à “falta de conhecimento” do e-mail do STF