O Brasil conquistou pela sexta vez o grupo Zona Norte da Conmebol Liga Evolución 2024. Neste domingo (20), o título veio após as duas vitórias da Amarelinha sobre os peruanos. Com a conquista, o Brasil garante sua vaga na grade decisão da compuetição, contra o campeão da Zona Sul, que ainda será definido.
A Seleção venceu todas as seis edições já disputada do grupo. O torneio faz parte da preparação da Seleção principal para a Copa do Mundo de Beach Soccer, que será sediada nas Ilhas Seychelles, em maio de 2025.
A vitória da seleção sub-20 por 3 a 1 garantiu com antecipação o título brasileiro. O pivô Perone foi o nome do jogo com dois gols e Raí Oliveira completou o placar. A festa da garotada após a partida serviu de inspiração para os companheiros da seleção principal, que entraram em campo logo em seguida, no último jogo do dia.
A arena lotada da torcida peruana não tirou a concentração dos jogadores do técnico Marco Octavio. Mesmo com o placar apertado durante o primeiro e segundo período, quando o Brasil vencia por apenas um gol de diferença, a experiência e qualidade técnica brasileira falou mais alto. Principalmente o talento do pivô Edson Hulk, que fez três, chegando aos nove gols e se isolando na artilharia geral da competição. Antonio duas vezes e Caíque fecharam o resultado em 6 a 2.
Presidente parabeniza campeões
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou as duas Seleções pela conquista no Peru. “Gostaria de cumprimentar todos os atletas e integrantes das duas comissões técnicas pelo sucesso na Liga Evolución. Eles mostraram mais uma vez a grandeza do beach soccer brasileiro, que iníciou nesta competição um novo ciclo para a disputa do Mundial”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Em fevereiro, a Seleção Principal conquistou o hexacampeonato na Copa do Mundo disputada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Invicto, o Brasil levantou a taça vencendo todos os adversários.
“A Liga Evolución é uma importante e necessária competição criada pela Conmebol para incentivar o desenvolvimento do beach soccer em todo o continente sul-americano. O resultado é sempre importante, o Brasil sempre entra para ganhar, é claro, mas a grande conquista dessa competição é de todas as seleções, que dão oportunidade para jovens se desenvolverem no esporte”, disse o gerente de beach soccer da CBF, Eurico Pacífico, que acompanha a delegação brasileira na capital peruana, ao lado do presidente da Confederação de Beach Soccer do Brasil, Rodrigo Royo.
“Parabéns aos nossos atletas pela grande competição que realizaram, aos técnicos Juninho e Marco Octavio por saberem conduzir da melhor maneira seus jogadores para manterem o foco no jogo, independentemente dos placares elástios que eles conquistaram ao logo das partidas. Saímos da disputa do grupo Zona Norte felizes pelo título, mas ainda mais por ver todo o comprometimento desse grupo, tanto da sub-20, quanto da principal”, parabenizou Rodrigo Royo.
Veja as premiações individuais conquistadas pelo Brasil
Defesa Menos Vazada – Brasil Sub-20
Artilheiro da competição (somando as duas categorias) – Edson Hulk (9 gols)
Entenda como é a disputa da CONMEBOL Liga Evolución
A Conmebol criou a Liga Evolución para o futsal e o beach soccer, em 2017, com a finalidade de desenvolver as modalidades em todo o continente sul-americano. Nessa competição, as seleções sub-20 e adulta viajam, se hospedam e vivenciam juntas o torneio. Dentro de campo, ambas enfrentam os mesmo adversários em todas as rodadas.
No beach soccer, o torneio engloba as 10 principais seleções do continente em dois grupos de 5, sendo um denominado Zona Sul e o outro Zona Norte. A seleções jogam entre si dentro de cada grupo e o campeão é o país que somar o maior número de pontos ao final do torneio, somando os jogos das duas categorias. O campeão de uma zona enfrenta o vencedor da outra na grande final.
Esta será a sexta edição da CONMEBOL Liga Evolción. O Brasil foi campeão em 2017, 2018, 2019 e 2022 (título dividido com o Paraguai), e o Paraguai foi o campeão da última edição, em 2024. Com informações de D24am.