O encontro I Will Go acontecerá no campus da Faculdade Adventista da Bahia, em Capoeiruçu, no Recôncavo Baiano, e receberá 5 mil pessoas de 50 países. (Foto: Naassom Azevedo)

Cursos de línguas e culinária saudável, revitalização de parque, palestras, feiras de saúde e entrega de livros. Essas foram algumas atividades desenvolvidas por Uellcleber Barbosa e sua equipe nos últimos meses como voluntários em uma comunidade na cidade de Salvador, na Bahia. Neste local, ele e mais 19 jovens atuam no projeto de voluntariado Um Ano em Missão, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.  

“Eu já costumava trabalhar na minha igreja servindo em diversos departamentos, mas a experiência no Um Ano em Missão tem sido incrível também. Tenho vivido uma nova realidade, convivendo diariamente com pessoas diferentes e atendendo outras que, talvez, eu nunca teria contato se eu estivesse apenas no interior da igreja. Isso enriqueceu a minha perspectiva sobre ser um missionário”, ressalta Uellcleber, que é natural da cidade de Canavieiras, na Bahia.

O desejo que Uellcleber tem de servir à comunidade é compartilhado por 56% de brasileiros que responderam à pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), dizendo que realizam ou já realizaram atividades voluntárias ao longo da vida.

A exemplo disso, cerca de 120 baianos adventistas se disponibilizaram para viajar para o serviço voluntário fora do Brasil, no próximo ano, mediante outro projeto da Igreja. Uellcleber é um deles. “Eu decidi dedicar mais um ano da minha vida para ser um missionário voluntário e também coloco minha profissão como psicólogo à disposição neste processo. Quero ser uma alma que serve às pessoas como Cristo serviu”, conta.

I Will Go

Para apresentar essa e outras oportunidades de voluntariado e missão em vários países do mundo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia,  através do Serviço Voluntário Adventista, realizará o evento I Will Go (Eu irei) que ocorre dos dias 19 a 22 de outubro. O encontro acontecerá no campus da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba), em Capoeiruçu, no Recôncavo Baiano, e receberá cerca 5 mil pessoas de 50 países.

Segundo o coordenador do evento, pastor Francesco Marquina, o objetivo do I Will Go é fortalecer, treinar e proporcionar uma experiência de voluntariado através de trocas de informações, apresentação de novos projetos e possibilidades para atuação voluntária e missionária em várias partes do mundo. “Queremos capacitar e encorajar os participantes a utilizar os seus talentos na obra missionária em todos os níveis: local, nacional e internacional. Vamos treinar este povo para que estes jovens sejam aqueles que levam a última mensagem de salvação para o mundo todo”, sublinha.

O programa contará com a participação de profissionais de diversas áreas e palestrantes internacionais que apresentarão experiências de voluntariado nos Estados Unidos, África, Europa, Ásia e Oriente Médio. Uellcleber, o missionário citado no início deste texto, estará no evento. “Meu coração está a mil! Saber que vou conhecer missionários de outros lugares do mundo e reencontrar amigos me deixa animado. Acredito que sairei de lá ainda mais motivado”, destaca.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Adventistas Brasil. Outros conteúdos também serão compartilhados pelos perfis oficiais do I Will Go.

Nos dias 19 a 22 de outubro, a Faculdade Adventista da Bahia receberá 5 mil pessoas de 50 países para o evento I Will Go. (Foto: Naassom Azevedo)

Ação social e imersão cultural

Durante o evento estarão disponíveis ônibus para transporte dos participantes interessados em doar sangue para os bancos das cidades de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, no Estado.

Além da mobilização social, os participantes poderão conhecer e se inscrever em diversos projetos de voluntariado, ONGs e agências de missão que atuam em diferentes partes do mundo. Os programas serão apresentados em um espaço chamado “Feira de Missões”, que trará oportunidades de imersão e conhecimento de novas culturas. Veja mais informações no site oficial do evento. Com informações de Notícias Adventistas.

Artigo anteriorCaixa: 700 mil pessoas buscaram consignado do Auxílio Brasil
Próximo artigo“Não me deixa ir embora”, disse menino que morreu ao cair de caminhão