A última impressão deixada pela seleção brasileira em 2024 não empolgou o torcedor, mas deu uma esperança de que nem tudo está perdido. Em duelo disputado contra o Uruguai, as equipes empataram por 1 a 1, na noite desta terça-feira (19/11), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. 

Os dois gols saíram na etapa final. O time visitante abriu o placar aos 10 minutos, com Valverde. O meio-campista Gerson deixou tudo igual, aos 16 minutos. A seleção brasileira até conseguiu criar oportunidades para virar o jogo, mas o empate permaneceu no placar. 

Com o resultado, o Brasil foi ultrapassado pelo Equador e caiu para a quinta colocação, com 18 pontos. A equipe de Dorival Júnior ainda integra o grupo que irá para a próxima Copa, já que os seis primeiros da tabela se classificam. O sétimo lugar ainda disputa a repescagem. Já o Uruguai se manteve na vice-liderança, com 20 pontos, cinco a menos que a líder Argentina. 

A seleção brasileira só volta a se apresentar em março de 2025, quando irá encarar a Colômbia e a Argentina, pelas rodadas 13 e 14, respectivamente. O Uruguai enfrenta a Argentina e a Bolívia.

Muita posse, pouca efetividade

O Brasil teve mais controle do jogo no primeiro tempo, com 65% de posse de bola, mas não conseguiu traduzir o domínio em chances claras. Quem chegou com mais perigo no início do jogo foi o Uruguai, em escapadas nos contra-ataques. A primeira ameaça da equipe brasileira foi em finalização de Raphinha, de fora da área, aos 34 minutos. Aos 46 minutos, a equipe de Dorival teve a melhor chance, em cabeçada de Igor Jesus, após cobrança de escanteio. Rochet fez a única defesa do jogo na primeira etapa. 

Segunda etapa movimentada

O Brasil voltou para o segundo tempo com mais ímpeto e tomando a iniciativa do jogo. Aos 7 minutos, em jogada tramada por Raphinha e Vini Jr, o craque do Real Madrid quase abriu o placar. Na sequência, o Uruguai respondeu com um duro golpe. O volante Valverde driblou Bruno Guimarães e finalizou colocado, sem chances para Ederson.

Dorival Júnior abriu o time com as entradas de Luiz Henrique e Gabriel Martinelli nas vagas de Abner e Igor Jesus. A reação brasileira veio aos 16 minutos, com golaço de Gerson. O meio-campista do Flamengo pegou um rebote de fora da área e estufou as redes para empatar o jogo. O Brasil seguiu com mais presença no campo de ataque, mas não conseguiu o gol da virada. 

Oscilações

O primeiro ano de Dorival Júnior à frente da seleção foi marcado por oscilações. Foram seis vitórias, sete empates e uma derrota em 14 partidas disputadas em 2024. O início foi promissor com vitória sobre a Inglaterra e empate com a Espanha, mas no meio do caminho teve a decepção na Copa América e atuações frustrantes nas Eliminatórias. 

Ficha técnica

Brasil 1 x 1 Uruguai

Motivo: 12ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA

Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner Vinícius (Gabriel Martinelli); Bruno Guimarães (André), Gerson (Lucas Paquetá), Savinho (Estêvão), Raphinha e Vinícius Júnior; Igor Jesus (Luiz Henrique). Técnico: Dorival Júnior

Uruguai: Rochet; Varela, Giménez, Oliveira e Saracchi; Ugarte, Valverde e Bentancur; Pellistri (Puma Rodríguez), Darwin Núñez (Aguirre) e Maximiliano Araújo (Cristian Oliveira). Técnico: Marcelo Bielsa

Arbitragem: Piero Maza (Chile); Claudio Urrutia (Chile) e Jose Retamal (Chile). VAR: Juan Lara (Chile)

Gols: Valverde (10′ / 2ºT); Gerson (16′ / 2ºT)

Cartões amarelos: Raphinha, Lucas Paquetá e Gabriel Magalhães (Brasil); Bentancur e Varela (Uruguai)

O Tempo

Artigo anteriorJean Cleuter Mendonça é reeleito presidente da OAB-AM com ampla vantagem
Próximo artigoGabarito da prova objetiva do concurso da Câmara Municipal de Manaus é divulgado