Freepik

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028, segundo relatório apresentado nesta quarta-feira (4) pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Dia Mundial do Câncer.

O dado foi divulgado durante o lançamento da publicação “Estimativa 2026–2028: incidência de câncer no Brasil”, realizado no Rio de Janeiro, com a presença, entre outras autoridades, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O material reúne dados que orientam o planejamento de políticas públicas, ações de prevenção, diagnóstico e atenção oncológica no país.

A programação começou com uma apresentação em vídeo sobre o panorama global do câncer, com base em dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Inca realizou o lançamento oficial da publicação com a apresentação das estimativas nacionais.

Participaram Luís Felipe Martins, chefe da Divisão de Vigilância e Análise de Situação da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, e Marcia Sarpa, coordenadora de Prevenção e Vigilância do instituto.

Durante o evento, foram divulgadas as estimativas atualizadas sobre a incidência de câncer no Brasil, com destaque para os tipos mais frequentes, as diferenças regionais e os desafios para o SUS (Sistema Único de Saúde).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve presente no evento. “Fica uma mensagem importante. A vitória de um paciente contra o câncer estimula as outras pessoas aos atos de prevenção e ao diagnóstico precoce.”

Com informações da CNN.

Artigo anteriorCristiano Ronaldo pode deixar Al-Nassr e tem possíveis destinos definidos
Próximo artigoBenzema rasga elogios ao novo clube: “Al-Hilal é o Real Madrid da Ásia”