Alexandre Schneider/Getty Images

O Campeonato Brasileiro chega à última rodada com intensa disputa na parte de baixo da tabela. Ceará, Fortaleza, Santos, Vitória e Internacional lutam contra a queda para a Série B. Todas as equipes entram em campo neste domingo (7/12), às 16h, e duas delas estarão na segunda divisão em 2026.

No momento, apenas Sport e Juventude tiveram queda decretada. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Internacional e Vitória são as equipes mais próximas de jogar a Série B. O Colorado tem 77,5% de chance, enquanto o Leão da Barra possui 64,9%.

Confira o risco de queda para a Série B:

20. Sport – 100%
19. Juventude – 100%
18. Internacional – 77,5%
17. Vitória – 64,9%
16. Fortaleza – 35,2%
15. Ceará – 20,4%
14. Santos – 2,1%

O Internacional está na 18ª posição, com 41 pontos, um a menos que o 17º, Vitória. Os dois clubes estão no Z-4. Na 16ª colocação está o Fortaleza, com 43, mesmo número de pontos que o Ceará, que está em 15º lugar. Em uma situação um pouco mais confortável está o Santos, em 14º, com 44 pontos.

As equipes que lutam contra a degola terão fortes adversários na 38ª rodada. O Internacional joga contra o Red Bull Bragantino, que luta pela oitava posição, que pode dar um lugar na Libertadores. A situação é a mesma que a do Vitória, que joga contra o São Paulo, que ocupa atualmente esta colocação.

O Fortaleza joga contra o Botafogo, que busca uma vaga direta no torneio continental. Enquanto isso, Ceará e Santos tem confrontos contra Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente.

Confira os jogos da última rodada na luta contra o rebaixamento:

  • Internacional x Red Bull Bragantino — 16h — Beira-Rio
  • Vitória x São Paulo — 16h — Barradão
  • Botafogo x Fortaleza — 16h — Estádio Nilton Santos
  • Ceará x Palmeiras — 16h — Arena Castelão
  • Santos x Cruzeiro — 16h — Vila Belmiro

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorLando Norris é campeão mundial de Fórmula 1; veja
Próximo artigoCopa do Mundo: confira os possíveis caminhos da Seleção no mata-mata