Os grandes incêndios que assolam o sul da Califórnia (EUA) desde terça-feira (7/1) já forçaram a evacuação de 180 mil pessoas, dentre elas o brasileiro Roney Monteiro, de 54 anos. Ele é CEO de uma construtora e morador do bairro Hollywood Hills, em Los Angeles.
Em entrevista ao Metrópoles, Roney contou que recebeu uma notificação em seu celular na noite de terça-feira, alertando sobre a necessidade de evacuação do local. Ao olhar pela sacada de seu quarto, viu as chamas se aproximando rapidamente pela montanha e testemunhou a movimentação caótica de moradores tentando deixar a área.
“Peguei tudo que pude carregar e fui para meu rancho em uma área mais segura. A fumaça era densa e o trânsito um caos, com pessoas agindo de forma desesperada”, contou.
Segundo o brasileiro, por morar na Califórnia, já está “acostumado a viver com esse perigo [incêndio]”.
“A sensação de viver perto de áreas que têm perigo de incêndio é uma constante se você mora na Califórnia. Primeiro porque aqui nós construímos tudo com madeira, que garante destruição total com a invasão de qualquer chama nas estruturas”, destacou.