Alexander Spatari/Getty Images

Brasileiros que têm raízes em Portugal poderão tirar a cidadania portuguesa pela internet. O novo sistema foi anunciado pelo ministro da Justiça do país, Pedro Ferrão Tavares, nesta quarta-feira (14/9).

O serviço tem como objetivo desafogar a pressão por atendimento em cartórios, que tem um “grande volume de pedidos para acesso à validação dos documentos”, informou Tavares.

“Grande parte do trabalho administrativo é recepção e validação dos documentos. Para aliviar a pressão do atendimento presencial, vamos disponibilizar a submissão online”, explicou.

A nova modalidade de requerimento está prevista para começar a funcionar até o fim deste ano e será liberada no site da pasta, canal usado atualmente para verificar o andamento dos pedidos.

Como fazer

Para fazer a solicitação, o interessado deve preencher um requerimento on-line e enviar documentos necessários para o processo, a depender do caso. O material passará por uma pré-avaliação, para otimizar tempo e evitar filas. A segunda etapa seguirá os trâmites existentes.

Segundo o governo português, podem solicitar a cidadania pessoas de outros países que cumpram algum dos seguintes critérios:

  • É casado ou vive uma união estável com um português;
  • Nasceu em ou vive em Portugal há pelo menos 5 anos;
  • Foi adotado por portugueses;
  • É filho biológico ou neto de portugueses;
  • Já foi português e perdeu a nacionalidade.

Em cada um dos critérios acima, há uma formalidade necessária para comprovar o direito à cidadania. Os detalhes são divulgados no site do Ministério da Justiça do país.

Atualmente, a conclusão dos processos de pedido de cidadania podem superar em até 10 vezes os prazos legais estabelecidos pelo Instituto dos Registros e Notariado (IRN), em função da alta demanda.

(Metrópoles)

Artigo anteriorApós rumores de saída do SBT, Eliana não apresentará Teleton
Próximo artigo“Foi Deus, eu não comi nada”, diz mãe que ficou três dias perdida com a filha