KINSHASA (Reuters) – Vinte e seis pessoas morreram nesta quarta-feira após um raio atingir um cabo de alta-tensão nos arredores da capital congolesa Kinshasa, causando seu rompimento e queda em casas e em um mercado, afirmaram autoridades. 

As vítimas incluem 24 mulheres, dois homens, e outras duas pessoas que ficaram gravemente feridas, afirmou o porta-voz do governo da República Democrática do Congo Patrick Muyaya no Twitter.

Acidentes com fios de alta-tensão são frequentes em Kinshasa, uma cidade com mais de 13 milhões de pessoas com uma infraestrutura antiquada e bairros improvisados que se estendem por áreas que não são destinadas ao desenvolvimento residencial. 

A associação nacional de arquitetos do Congo disse em nota que o acidente, que poderia ter sido evitado, foi consequência da falta de respeito às regulações de planejamento urbano. 

Uma nota da companhia nacional de eletricidade do país disse que a queda do raio ocorreu durante uma pesada tempestade na manhã de quarta-feira. A empresa ofereceu condolências às famílias. 

“Mulheres e homens perderam suas vidas por eletrocução nesta manhã em um acidente terrível no mercado de Matadi-Kibala, após o rompimento de um condutor de fase causado por um evento climático”, afirmou o primeiro-ministro, Sama Lukonde, no Twitter. 

“Eu compartilho a imensa dor das famílias. Meus pensamentos também estão com os feridos no acidente.” 

Artigo anteriorMaria Lina revela não saber motivo do término com Whindersson Nunes
Próximo artigoEm Itacoatiara, jovem é preso por homicídio praticado em Nova Olinda do Norte