Foto: Paulo Ferraz

O deputado estadual Cabo Maciel (PL) recebeu, nesta semana, resposta oficial da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) ao requerimento de sua autoria que solicita a implantação de uma Escola de Tempo Integral na Gleba de Vila Amazônia, localizada no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A medida representa um passo decisivo para atender centenas de famílias da região, que aguardam melhorias estruturais e pedagógicas na rede de ensino.

De acordo com a manifestação encaminhada ao parlamentar, a Gleba de Vila Amazônia está contemplada no projeto PADEAM 2, desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê a construção de um Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) com 12 salas de aula. Uma vistoria técnica já foi realizada em janeiro de 2024, certificando que o terreno indicado pela comunidade é apto para a construção da unidade.

O processo de regularização fundiária da área está em tramitação junto ao INCRA, etapa necessária para viabilizar a transferência legal do terreno ao Governo do Estado e, consequentemente, iniciar a obra.

Para o deputado Cabo Maciel, que preside a Comissão de Educação da Aleam, a resposta é um avanço concreto na luta por melhores condições de ensino no interior.

“Essa conquista é resultado da escuta das comunidades e do trabalho que temos feito na Assembleia para cobrar do Estado a interiorização da educação em tempo integral. A Vila Amazônia possui uma população em crescimento, que precisa ter acesso a um ensino de qualidade, em ambiente moderno e estruturado. Vamos acompanhar de perto cada etapa para que essa escola se torne realidade o quanto antes”, ressaltou o parlamentar.

O novo CETI deverá atender não apenas a Gleba de Vila Amazônia, mas também comunidades vizinhas, ampliando o alcance da política de educação integral, que tem como objetivo oferecer formação acadêmica, cultural, esportiva e social em tempo estendido.

Cabo Maciel reafirmou ainda seu compromisso em garantir igualdade de oportunidades educacionais entre a capital e o interior, destacando que a interiorização das escolas de tempo integral é fundamental para transformar vidas e abrir novas perspectivas para crianças e jovens do Amazonas.

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