A música “Curió do bico doce” – tema da personagem Ritinha, vivida por Isis Valverde em “A Força do Querer” (Rede Globo), é uma das canções que Gonzaga Blantez apresenta em seu novo disco com nome homônimo, que será apresentado no Caboclo Culinária Amazônica (Av. Santos Dumont, 2220, Tarumã – ao lado do Aeroporto Eduardo Gomes), neste sábado, dia 12, a partir das 22 horas.

Parte integrante do projeto ‘Caboclo Musical’, que traz uma atração de qualidade, o show tem vendas de mesas ao custo de R$ 100 (quatro lugares) limitadas e podem ser reservadas pelo fone (92) 3651-7565

Além do próprio Gonzaga Blantez (voz/violão), no palco, também estarão os músicos: Marcelo Figueiredo (contrabaixo), Tiago Silva (sax e flauta), Ygor Saunier e Anderson Cerdeira, ambos dividem a bateria e instrumentos de percussão.

De acordo com Gonzaga, a música nasceu após a necessidade das rodas de carimbó na Casa do Parente – uma espécie de Centro Cultural com formato de bar. “Nós precisávamos de uma música para as nossas rodas. Eu achei que faltava uma canção qeu falasse da nossa realidade. Não tínhamos intensão de projetá-la em nível nacional. Foi um presente. Não deixou de ser espantoso o sucesso no Brasil”, diz.

A foi produzida em parceria com Marinho Belo e com letra simples, o diferencial foi a inserção do instrumento venezuelano chamado de ‘cuatro banjo’. “Essa foi uma das ideias que eu tive para substituir o tradicional charango do carimbó. Deu uma sonoridade bem diferente e harmoniosa. Uma contribuição minha para o ritmo do norte”, revela o cantor.

Ele ainda fala, que para a gravação do CD, ele optou em colocar o sax, para ter uma sonoridade de beiradão. “Nosso estilo, o Beiradão é mais do Amazonas. A gente trabalha de uma forma mais harmoniosa com os metais”, afirma Gonzaga

Com muito bailados da atriz Isis Valverde, a música “Curió do Bico Doce”, foi disponibilizada em algumas plataformas digitais, sua primeira apresentação após Casa do parente foi em uma participação especial na novela “A força do querer”, de Gloria Perez, gravadas nas áreas de Iranduba.

Com o sucesso e carta branca da autora da novela, Gonzaga e convidado para regravá-la no Rio de Janeiro, e também participou de programas em rede nacional como Encontro com Fátima Bernardes e Vídeo Show.

Trajetória

Nascido em Alenquer, cidade do interior do Pará, onde estudou e passou toda sua infância. Blantez traz na sua música e na sua poesia, toda uma relação com as tradições de sua terra e de sua gente.

Foi em Manaus nos anos 90, que o artista estreitou os laços com a música e com a poesia, consolidando brilhantes parcerias com poetas locais e de outras regiões. O artista destaca cada parceiro como uma escola de suma importância para sua formação intelectual e musical

Em 1994, o cantor dedicou-se inteiramente à música e a poesia, abraçando de vez este ofício que vem transformando sua vida como cidadão, como pessoa e como artista, que contribui para o desenvolvimento cultural, social e intelectual da Amazônia.

Blantez lançou o seu primeiro CD de nome “Quintal” (2002), pelo projeto Valores da Terra da extinta Fundação Villa-Lobos. Em meados de 2006, ele apresenta para Manaus o seu segundo disco, intitulado “Duas Águas”, este disco contou com a parceria do poeta amazonense Anílbal Beça.

Gonzaga é um dos artistas que não para, em 2010, o seu novo trabalho é lançado com o nome “Parente”, onde deixou sua marca na cultura regional e com a música popular brasileira.

O ‘Caboclo Culinária Amazônica’ funciona a partir das 19 horas e outras informações podem ser obtidas pelo fone(92) 3651-7565.

SERVIÇO

Caboclo Musical – Lançamento do disco “Curió do bico doce”, de Gonzaga Blantez

Quando: 12 de agosto, sábado

Onde: Caboclo Culinária Amazônia (av. Santos Dumont, próximo ao aeroporto)

Quanto: R$ 100 (mesa quatro lugares)

Artigo anteriorADS inaugura novas Feiras Regionais em Beruri, Novo Airão e Manacapuru
Próximo artigoDj Luciano Matheus inicia temporada de festas em nova casa