Foto: Danilo Mello / Aleam

O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD) entrou em funcionamento, permitindo a integração de dados entre diferentes órgãos de segurança pública. O Amazonas está entre os 12 estados que já aderiram ao sistema, fortalecendo a cooperação na busca por desaparecidos em todo o país. A ferramenta é gerida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27/8), o deputado Sinésio Campos (PT) reforçou a importância do novo sistema como ferramenta essencial no enfrentamento à violência e violação de direitos.

“O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas é um avanço fundamental para o Amazonas e para o Brasil. Muitas vezes, por trás de cada desaparecimento, existem crimes graves como o tráfico humano, o tráfico de órgãos e até o trabalho escravo. Agora teremos um banco de dados integrado, que vai ajudar a localizar pessoas, elucidar crimes e dar respostas às famílias que vivem o drama da ausência de seus entes queridos. É uma ferramenta de justiça, de esperança e de dignidade”, afirmou o parlamentar.

Ele destacou também que a adesão do Amazonas ao sistema permitirá que as polícias civis se comuniquem de modo rápido e preciso, otimizando as investigações e fortalecendo a rede de busca por desaparecidos.

O sistema integra diversos instrumentos previstos na lei, entre eles: Banco de informações públicas acessíveis pela internet, com fotos e características físicas das pessoas desaparecidas. O sistema também contém um banco de dados sigilosos para órgãos de segurança pública, com documentos sensíveis, como boletins de ocorrência, informações familiares e dados genéticos.

Além disso, o Ministério da Justiça tem promovido campanhas como a coleta nacional de DNA de familiares de desaparecidos, para fortalecer também o Banco Nacional de Perfis Genéticos e aumentar a capacidade de identificação por meio de análise genética.

Artigo anteriorJovem manauara desaparece após viagem a São Paulo e localização de celular aponta para aeroporto no Japão
Próximo artigoCristiano D’Angelo reforça apoio ao setor pesqueiro em solenidade de entrega de equipamentos que vão beneficiar mais de 55 mil pescadores no Amazonas