
A cadela Iara, de 5 anos, que morreu na madrugada desta quinta-feira (15/1) durante as buscas às crianças Michael e Isabele em Babacal, no Maranhão (MA), passou seus últimos momentos de vida nos braços de seu condutor, o sargento João, que participou de inúmeras operações com a integrante da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE). Veja postagem da corporação em homenagem a ela:
O falecimento de Iara foi divugaldo pelo prefeito do município de Bacabal, Roberto Costa, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. De acordo com o prefeito, Iara estava no Maranhão para reforçar as operações com cães farejadores.
Em nota de pesar divulgada, a corporação informou que a cadela “passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão”. Iara faleceu em decorrência de uma entorse abdominal.
“Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações”, diz um trecho da nota divulgada.
Desaparecimento de crianças
- Nesta quinta-feira (15/01), as buscas pelas duas crianças desaparecidas no quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, no Maranhão (MA) entraram no 12º dia.
- Isabelle, de 6 anos, e Michael, de 4, seguem desaparecidos desde a tarde de 4 de janeiro, quando saíram para brincar.
- Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) intensificaram as buscas para encontrar as crianças.
- A prefeitura oferece R$ 20 mil por informações que levem ao paradeiro das duas crianças que ainda estão desaparecidas.
- O prefeito de Bacabal também orienta que quem tiver informações que possam ajudar a encontrar os desaparecidos entre em contato com as autoridades pelo telefone 181.
“Forte conexão com a tropa”
Ainda segundo a nota, Iara rapidamente passsou a se destacar pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Durante sua trajetória na CBCães, a cadela participou de cursos fora do estado do Ceará, integrou grandes operações, como a atuação em Mossoró e contribuiu na busca de vítimas.
Iara se tornou a primeira cadela de raça Branco Alemão certificada nacionalmente pelo Ligabom na prova de Oodor Específico.
“Neste momento de luto, o CBMCE se solidariza com todo o efetivo da Companhia de Busca com Cães, desejando força e serenidade para seguir na missão, mesmo diante de uma perda tão dolorosa”, finaliza a nota.







