A Prefeitura de Manaus conseguiu visitar 100% dosbairros de Manaus na Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal. Já foram imunizados contra a raiva 201.646 cães e gatos e a Secretaria Municipal de Saúde(Semsa) quer ultrapassar a meta de 204.302 animais da cidade, estipulada pelo Ministério da Saúde. Por isso, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão à disposição dos donos para proteger contra a raiva o animal que ainda não recebeu a vacina, com postos volantes nos distritos de Saúde da Semsa e no próprio CCZ, neste sábado, 14,das 8h às 12h.
As equipes de vacinadores do CCZ iniciaram a vacinação no dia 29 de outubro em todos os cães e gatos de todas as zonas da cidade de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a Semsa pretende vacinar 155.823 cães e 48.479 gatos somente na zona urbana. “Iremos ultrapassar a meta porque estamos vacinando também na zona rural e deveremos chegar a 210 mil animais protegidos contra a raiva em Manaus.
Apesar de as equipes terem ido a todos os bairros, muitas pessoas não estavam em casa para que pudéssemos vacinar os animas. Agora, esses donos podem procurar os distritos e o CCZ”, ressaltou.
A campanha foi executada por 120 equipes de vacinadores que estiveram visitando cada residência para vacinar os animais. “Os vacinadores estiveram identificados com a camisa e o colete de vacinador, e a população colaborou com as equipes na contenção dos animais no momento da vacina”, disse Evandro Melo, lembrando que podem ser vacinados animais com mais de três meses de vida e que não estejam doentes.
Doença – A raiva é uma doença grave causada por vírus do gênero Lyssavirus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos mamíferos. O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de outro animal ou pessoa.
Os sintomas da Raiva podem demorar a aparecer, mas quando o vírus atinge o sistema nervoso do animal, este pode apresentar os seguintes sinais de forma progressiva e rápida: mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento); cães e gatos apresentam “tiques” como se estivessem mordendo o ar; salivação abundante; dificuldades para engolir; fotofobia (aversão à luz); mudanças nos hábitos alimentares; e paralisia das patas traseiras.
Depois do início dos sintomas, os mamíferos normalmente adoecem e morrem, em média, em 10 dias. Por ser uma doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos e por apresentar letalidade em 100% dos casos, a raiva é uma zoonose de grande importância na saúde pública.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

DISTRITO DE SAÚDE NORTE: Avenida Noel Nutels, nº 12, Cidade Nova I DISTRITO DE SAÚDE LESTE – Rua das Rosas, s/nº, Jorge Teixeira I Etapa DISTRITO DE SAÚDE SUL – Rua Nicolau da Silva, nº 54, São Francisco CENTRO DE ZOONOSES – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I, (Próximo à Feira Coberta e a sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana e Saneamento Público – Semulsp)

Artigo anteriorSemsa convoca médicos e somente 13 dos 46 se apresentam
Próximo artigoObras da Arena da Amazônia faz a segunda vítima fatal este ano