Foto: Rafael Freire/ Procon-AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) iniciou ações voltadas à garantia dos direitos do consumidor durante o período de Carnaval, por meio da Central de Fiscalização Integrada (CIF), realizada no último fim de semana em diversas zonas de Manaus.

Durante a operação, a equipe de fiscalização do Procon-AM realizou inspeções em bares e blocos carnavalescos. De acordo com o órgão, não foram constatadas irregularidades na comercialização de bebidas e alimentos. Além da fiscalização, o Procon-AM distribuiu panfletos informativos com canais de denúncia, reforçando a importância da conscientização dos foliões sobre como agir em caso de problemas relacionados ao consumo.

O órgão também alerta para golpes comuns nesta época do ano. Entre as orientações estão: conferir sempre o valor antes de pagar com cartão, evitar realizar pagamentos em máquinas com visor quebrado, ficar atento para não ter o cartão trocado.

No caso das festas no modelo “open bar”, os organizadores devem informar previamente as marcas das bebidas oferecidas, o tipo de alimentação quando houver e os horários de início e encerramento do evento. O consumidor tem direito à informação clara e adequada e deve exigi-la sempre que necessário.

Outro ponto de atenção destacado pelo Procon-AM é o aumento de furtos durante a folia, especialmente de aparelhos celulares, reforçando a necessidade de cuidados redobrados em locais de grande aglomeração. Durante o mês, o órgão irá fazer ações de orientação e fiscalização na cidade.

Como acionar o Procon-AM

Disk Denúncia: 0800 092 1512 / (92) 3215-4002
Atendimento presencial: Avenida André Araújo, nº 1500, bairro Aleixo, Manaus

Artigo anteriorCuba alerta companhias aéreas que ilha ficará sem combustível de aviação
Próximo artigoEntenda como quebra da patente do Mounjaro pode baratear canetas emagrecedoras