O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), declarou apoio aos moradores do bairro Dom Pedro que, na manhã desta sexta-feira, 03, realizaram manifestação pacífica contra a instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC), novo modelo implantado pela Amazonas Energia.
A manifestação ocorreu na rua Bartolomeu Bueno da Silva dois dias após Caio André cobrar celeridade para aprovação de Projeto de Lei que proíbe a instalação de medidores aéreos de energia em Manaus.
O PL acrescenta ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017 a proibição de instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica.
À exceção dos medidores, o PL não impõe qualquer restrição à instalação das caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual.
Caio André citou que, além da poluição visual causada pelos medidores, os fios que ficam expostos por conta do serviço realizado pela concessionária, causam insegurança para a população. Ainda durante o pronunciamento, o presidente da CMM mostrou um vídeo, onde moradores insatisfeitos reclamam da instalação de novos medidores em ruas do bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste da capital.