Ari Dias/AEN

Imagens registradas pelo circuito de segurança da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na última sexta-feira (7/11), mostram a chegada de um tornado ao Paraná. Pelo menos seis pessoas morreram durante a passagem do ciclone extratropical pelo estado. Veja:

O vídeo mostra a supercélula atravessando a cidade, rodeada de nuvens escuras. Dentro da supercélula, está o tornado. Pelo movimento das árvores, é possível notar a força do vento.

O tornado atingiu principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, localizado a 400 km de Curitiba, com 14 mil habitantes, afetando o fornecimento de energia e a distribuição de água. A cidade ficou completamente destruída após a passagem do tornado.

De acordo com a Defesa Civil do Paraná, o tornado ainda deixou 750 pessoas feridas, mil pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas. O governo estadual anunciou medidas de emergência para amparar as vítimas, como a distribuição de suprimentos básicos, que incluem água e comida.

O governador do estado, Ratinho Jr. (PSD), decretou estado de calamidade pública. “Declarei estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e comércios da cidade.  As equipes já estão mobilizadas para socorrer as famílias e prestar todo o atendimento necessário.”

Além do Paraná, o ciclone atingiu outros estados do Sul do país, como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorGovernador da Califórnia critica falta dos EUA na COP: “É de cair o queixo”
Próximo artigoMenina de 6 anos e outras quatro pessoas morrem em acidente no Entorno