32.3 C
Manaus
terça-feira, 21 de maio de 2024

Campanha Abril Verde alcança mais de 1,1 mil pessoas com capacitação e palestras nos canteiros de obras da UGPE

FOTO: Júlia Lobão/UGPE

A campanha Abril Verde, de prevenção de acidentes e promoção da saúde no ambiente de trabalho, realizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, encerrou nesta semana, com a marca de mais de 1,2 mil pessoas alcançadas diretamente. Durante duas semanas, foram realizadas palestras e treinamentos nos canteiros de obras da capital e interior, além de ação em uma escola de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O evento de encerramento da campanha contou com palestras e dinâmicas de grupo para os colaboradores da UGPE, no auditório do órgão. Pela manhã, houve palestras sobre segurança no trabalho e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de serviços de barbearia, no canteiro de obra da construtora Etam, no bairro Coroado, zona leste, onde está sendo realizada uma das obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

A programação do Abril Verde contou com a parceria das construtoras Etam, Progresso, Gtec e MCA, da Associação de Barbeiros do Amazonas (ABAM) e da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) que, durante a programação, levou aos escritórios e obras dinâmicas para incentivar a prática de exercícios e ginásticas laborais.

Segundo o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, o órgão tem especial atenção e respeito às normas de segurança do trabalho, preconizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Tudo o que é preconizado está assegurado no Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA) da UGPE.

“A segurança e a saúde dos trabalhadores são pilares essenciais que permeiam todos os nossos programas e projetos”, afirma Campêlo. Essas normas, prossegue, foram se aprimorando e hoje estão estabelecidas nas políticas de Salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do Prosamin+ e também são adotadas em todas as ações da UGPE.

Durante a programação, também foram realizados eventos no canteiro de obras do Hospital de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e na escola Tomaszinho Meirelles, em Parintins, esta última, em preparação da comunidade para receber as obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).

“Este mês de campanha foi cheio de ricas colaborações de todas as empresas que trabalham com obras do Prosamin+ e até de outros programas como o Prosai Parintins. Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela UGPE nesta campanha tão importante que é o Abril Verde”, disse o subcoordenador Ambiental, Otacílio Cardoso Júnior.

O técnico de Segurança no Trabalho da UGPE, José Antônio, destacou a importância de manter um ambiente seguro. “Não se trata somente de usar os EPIs. É um conjunto de normas que visa à segurança, à saúde e ao bem-estar do trabalhador, estabelecendo, principalmente, um bom canteiro de obras, uma boa área de convivência, um bom refeitório, porque queremos que esses pais e mães trabalhem tranquilos e retornem bem para as suas famílias, todos os dias”, declarou.

Artigo anteriorProjeto que visa aproximar estudantes e Justiça do Trabalho tem a participação de rede estadual de ensino
Próximo artigoAtleta do “Manaus Olímpica” assina com o maior evento de MMA feminino do mundo