Foto: Danilo Mello

A Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza todos os anos a campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e colo de útero que podem atingir as mulheres. Já sendo uma tradição entre as servidoras da Casa Legislativa, a edição deste ano ofertou 100 vagas para realização de exames de preventivo, mamografia, USG de mama e transvaginal e consulta com ginecologista.

Em um balanço preliminar, segundo o gerente de Saúde da Aleam, Mikio Enokizono, 98 servidoras, entre efetivas, comissionadas e aposentadas, aderiram à campanha e realizaram os exames durante a primeira quinzena do mês.

“Celebramos essa adesão, pois mostra que nossas servidoras não apenas têm consciência da importância da prevenção, como têm compromisso com a própria saúde”, explicou o gerente Mikio Enokizono.

Das 98 inscritas, 66 mulheres realizaram o exame de Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo, no Centro Médico Carlos Avelino, na Aleam. No local também foram realizados os exames de ultrassom das mamas (75) e transvaginal (65). Quem optou por realizar os exames na clínica parceira, deve realizar as avaliações até esta segunda-feira, 14 de outubro, assim como os exames de mamografia, informou Mikio.

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, destaca que o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras, representando em torno de 25% de todos os tipos, ficando atrás só do câncer de pele não melanoma.

“Por isso, o Parlamento se empenha em facilitar o acesso para a realização dos exames preventivos, e, caso sejam detectadas alterações, essas mulheres serão encaminhadas e acompanhadas para tratamentos específicos”, disse o diretor de Saúde.

Artigo anteriorDébora Menezes leva informação educativa no Dia das Crianças
Próximo artigoSem citar Mbappé, MP da Suécia confirma investigação de estupro