Lance em Atlético-MG x Cruzeiro • Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Ainda longe de garantir a classificação para a próxima fase do Campeonato Mineiro, Atlético e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (25), no duelo da quinta rodada.

A bola rola a partir das 18h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Mandante e terceiro colocado do Grupo A, o Galo busca a primeira vitória no ano; a Raposa, por sua vez, tenta se isolar na liderança do Grupo C.

Para o confronto os técnicos Jorge Sampaoli e Tite devem escalar o que de melhor têm à disposição, principalmente pelo “desconforto” de momento na competição. A expectativa é que 40 mil torcedores marquem presença do estádio do Alvinegro. Visitantes, os celestes esgotaram a carga de 2.500 bilhetes.

O clássico voltará a ter presença de duas torcidas após mais de dois anos. O último jogo nesses moldes aconteceu em outubro de 2023, na Arena MRV, em vitória do Cruzeiro sobre o Atlético.

Galo não venceu

Ainda sem saber o que é vencer em 2026, o Atlético acumula quatro empates, contra Betim (1 a 1), North (1 a 1), Tombense (0 a 0) e América (1 a 1), repetindo o filme de 2025, quando teve campanha idêntica na competição.

Caso não conquiste o primeiro triunfo neste fim de semana, Galo verá a “luz vermelha” acender no Estadual. O time é o terceiro do Grupo A, com 4 pontos em quatro jogos.

A URT lidera com 11 pontos em cinco jogos, enquanto o Democrata-GV está na vice-liderança, com 7 pontos em quatro jogos.

Zagueiro é dúvida para Sampaoli

Para a partida, o técnico Sampaoli ainda não sabe se poderá contar com um de seus titulares. O zagueiro Vitor Hugo, que deixou o duelo com o América com dores musculares, ainda não tem presença garantida contra o maior rival.

Tabu incômodo na Arena MRV

Neste domingo, o Atlético busca voltar a vencer o Cruzeiro na Arena MRV e deixar para trás um incômodo tabu. Desde a inauguração do estádio, em agosto de 2023, o time mandante só conquistou uma vitória. Ele aconteceu em 20 de abril de 2024, por 3 a 0, em confronto do Campeonato Brasileiro.

As outras cinco partidas terminaram com três triunfos celestes e dois empates. O último encontro entre os rivais no palco do confronto deste fim de semana foi em 15 de outubro, pela 28ª rodada do Brasileirão – empate por 1 a 1.

Último treino do Galo

Sampaoli adotou mistério na véspera do clássico. O Atlético não divulgou informações do treino desse sábado (24), diferentemente do método que geralmente adota.

Cruzeiro vive início de altos e baixos

Até o momento, o Cruzeiro tem duas vitórias e duas derroas no Campeonato Mineiro. Neste recorte, porém, Tite utilizou escalações alternativas três vezes, conforme programado pela direção.

A única vez que o treinador escalou força máxima foi justamente na goleada por 5 a 0 sobre o Uberlândia, no último sábado (17). Na ocasião, o time celeste deu um show dentro de campo com a mesma base do ano passado.

Além do Verdão, a Raposa também bateu o Tombense. Por outro lado, o time foi derrotado para Pouso Alegre e Democrata-GV.

Retomar a liderança

O Cruzeiro precisa vencer para ter vida tranquila em busca da classificação às semifinais. Neste momento, o time celeste é o segundo colocado do Grupo C, com 6 pontos em quatro jogos.

O North lidera a chave com 8 pontos em cinco partidas, enquanto o Itabirito é o terceiro com 4 pontos em cinco duelos, mesma pontuação do quarto e último Athletic – esse, assim como o Cruzeiro, com quatro jogos.

Para aumentar o bom retrospecto na Arena MRV

Além dos três pontos, o Cruzeiro tentar manter e ampliar o bom desempenho na Arena MRV. Com três vitórias e apenas uma derrota no estádio do adversário, a Raposa tem 61.1% de aproveitamento neste contexto.

Cássio dá susto, mas é confirmado junto a destaques

A principal dúvida do Cruzeiro para o confronto era Cássio, que sofreu um trauma na mão contra o Democrata-GV. Contudo, ele treinou normalmente na véspera e deve ir a campo. Em caso de indisponibilidade do “Gigante”, o jovem Otávio surge como substituto.

Por outro lado, os principais destaques estão de volta após preservação na última partida. Kaio Jorge, Fabrício Bruno, Matheus Pereira e companhia são armas celestes.

Gerson, maior contratação da temporada, deve ser reserva. Por questões físicas, Tite ainda não pode contar com Villalba, Sinisterra, Matheus Henrique, Matheus Cunha e Marquinhos.

Atlético x Cruzeiro na Arena MRV

  • 6 jogos
  • 3 vitórias do Cruzeiro
  • 1 vitória do Atlético
  • 2 empates

Atlético x Cruzeiro

Atlético

Everson; Ángelo Preciado, Ruan Tressoldi, Junior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco (Maycon), Igor Gomes (Victor Hugo), Gustavo Scarpa, Bernard e Dudu; Hulk. Técnico: Sampaoli.

Cruzeiro

Cássio (Otávio), William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Gerson) e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Tite.

Ficha técnica

  • Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Data: 25 de janeiro de 2026 (domingo)
  • Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
  • Horário: 18h (de Brasília)
  • Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda, auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira e Leila Naiara Moreira da Cruz.
  • VAR: Daniel Nobre Bins;
  • Transmissão: Premiere

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorNo BBB 26, Marcelo confessa decepção com Ana Paula: “Me sinto trouxa”
Próximo artigoChuvas: Rio Barra Mansa transborda e mobiliza monitoramento no RJ