Com as revitalizações dos campos esportivos promovidas pelo Governo do Estado, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) vai iniciar projetos de escolinhas de futebol, vôlei e futevôlei, que vão atender jovens e adolescentes da cidade de Manaus, por meio do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).

Na sexta-feira (28/01), o governador Wilson Lima entregou mais dois espaços completamente revitalizados, o Campo da Baixada Fluminense, no bairro Cidade Nova, e o Campo do Passarinho, no bairro Colônia Terra Nova, ambos na zona norte da capital. As obras foram realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), após visitas técnicas realizadas pela Faar em diversos campos.

“Hoje estamos entregando para a zona norte mais dois campos completamente revitalizados. O próximo passo será a implantação de escolinhas de futebol, escolinhas de vôlei e futevôlei, para fomentar ainda mais os projetos socioesportivos que já existem aqui na comunidade e que alcançam diversas idades. Este é o compromisso do Governo do Estado em promover saúde também pela prática esportiva”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Para o líder comunitário da Baixada Fluminense, Alírio Sena, a reforma do campo vai beneficiar toda a comunidade. “Aqui no bairro temos vários projetos sociais que envolvem o esporte, desde o futebol até a zumba. E agora, com esse novo campo, vamos poder reativar os trabalhos que já fazíamos com os moradores. Com o apoio da Faar, os jovens vão ter opções de mais modalidades esportivas para praticar, e quem ganha com isso é toda população da zona norte”, ressaltou.

Nas últimas semanas, o Governo do Amazonas, por meio da Faar, realizou visitas em diversas áreas de Manaus, conhecendo a realidade das comunidades e desenvolvendo estratégias para incentivar a prática do esporte de qualidade.

Foto: Mauro Neto/Faar e Alan Santos/Seinfra

Presidente da associação dos moradores do Terra Nova, Eraldo Costa agradeceu o apoio da Faar e ressaltou que a iniciativa é importante para contribuir com o esporte no Campo do Passarinho.

“Eu quero agradecer à Faar por ter doado os tatames para os moradores do Terra Nova 3 para incentivar o jiu-jitsu, que nos ajuda muito a continuar esse projeto, dando esse apoio por parte da Fundação, já que somos uma comunidade carente e que necessita dessa ajuda do Governo”, destacou Eraldo.

Reformas – Na Baixada Fluminense, o Governo concretizou a manutenção do campo de futebol, construiu quadra de futevôlei, praça e realizou a instalação de equipamentos de musculação. Os serviços também contaram com nova pintura, aplicação de um novo gradil, a recuperação de alambrados e portões.

No espaço situado no Terra Nova, os serviços foram no campo, praça, playground, além da criação de um segundo campo de futevôlei para atender a demanda da comunidade. Também foram realizadas obras no sistema de drenagem, recuperação do alambrado, portões, calçadas, muretas de proteção e instalações de chuveiros.

Obras concluídas – Em setembro de 2021, foi entregue o Campo do Teixeirão, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste. E, no início de novembro, o Estado concluiu a revitalização da Arena do Monte, na avenida Samaúma, no bairro do Monte das Oliveiras, na zona norte. Já em dezembro de 2021 foi entregue o Centro Desportivo da Compensa (CDC Compensa), completamente revitalizado, na zona oeste de Manaus.

Todos os complexos de esporte e lazer que foram reformados terão apoio da Faar com projetos esportivos que irão beneficiar as comunidades.

Artigo anteriorSaxofonista de Devinho Novaes morre em acidente com ônibus da banda
Próximo artigoSuspeito de matar de sargento da PM a mando da neta, é preso em Maués