Pesquisadores canadenses desenvolveram tecnologia de inteligência artificial (IA) para prever se mulheres com câncer de mama se beneficiariam da quimioterapia antes da cirurgia.
O novo algoritmo, criado por engenheiros da Universidade de Waterloo, no Canadá, pode poupar dos efeitos colaterais as pacientes sem indicação para quimioterapia abrindo caminho para melhores resultados cirúrgicos.
“Determinar o tratamento certo para uma paciente com câncer de mama é muito difícil agora, e é crucial evitar efeitos colaterais desnecessários do uso de tratamentos que provavelmente não trarão benefícios reais”, disse Alexander Wong, professor de engenharia na universidade e um dos autores do estudo em comunicado.
De acordo com os pesquisadores, a IA seria uma ferramenta importante para que os médicos prescrevam o tratamento de forma personalizada.
O software foi treinado com imagens de câncer de mama feitas com um novo tipo de ressonância magnética de imagem, inventada por Wong e sua equipe, e recebeu informações sobre os resultados dos respectivos casos. Com base nesse conteúdo, a inteligência artificial analisa a imagem de um tumor e consegue identificar o melhor caminho — se fazendo quimio antes da cirurgia ou não.
O algoritmo foi apresentado na conferência internacional de IA NeurIPS 2022 e disponibilizado publicamente por meio da iniciativa Cancer-Net para que outros pesquisadores possam ajudar a avançar no aprimoramento da tecnologia.
Com O Globo.