Fábio Vieira/ Metrópoles

A deputada federal Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT, registrou neste sábado (6/8) o pedido de registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um terceiro mandato na Presidência da República. Lula terá como candidato a vice o ex-tucano Geraldo Alckmin, hoje no PSB, a quem venceu nas eleições de 2006.

A Coligação Brasil da Esperança, de Lula e Alckmin, é composta por nove partidos> federação PT/PV/PC do B; federação PSol/Rede, PSB, Solidariedade, Avante e o Agir.

“A chapa Lula-Alckmin está oficialmente registrada. Estamos muito contentes em dar início ao processo eleitoral, marco fundamental da democracia, maior ativo da sociedade brasileira”, diz nota oficial divulgada pelo PT.

 

Tempo de TV

Cada bloco da propaganda eleitoral gratuita, que começa em 26 de agosto, terá 12 minutos e 30 segundos. A campanha de Lula terá 3 minutos e 20 segundos, o maior bloco.

Já o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), ficou em segundo lugar após conseguir reunir em torno de sua candidatura três partidos (PL, Progressistas e Republicanos). Em 2018, os partidos elegeram 101 deputados federais, sete senadores e um governador. Com isso, Bolsonaro terá direito a 2 minutos e 40 segundos.

A senadora Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro lugar, contanto com o apoio de três partidos MDB, PSDB, Cidadania), podendo chegar a quatro já que o Podemos anunciou adesão à sua chapa. Juntas, essas legendas elegeram 82 deputados federais, seis governadores e 11 senadores em 2018.

A senadora Soraya Thronicke (UB) conta somente com o seu partido, o União Brasil, legenda resultante da fusão entre PSL e DEM, e que elegeu 81 deputados federais, cinco governadores e oito senadores em 2018.

O pedetista Ciro Gomes também não conseguiu se coligar e conta apenas com sua sigla. O PDT elegeu 28 deputados federais, dois senadores e um governador em 2018. Com isso, o cearense está em quinto lugar no ranking das alianças partidárias de contará com cerca de 50 segundos de propaganda.

(Metrópoles)

Artigo anteriorMais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente
Próximo artigoAgosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno