Divulgação

A capital amazonense confirma sua posição de destaque no cenário nacional de crescimento da construção civil. A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou um aumento de 6% no número de novos alvarás de construção emitidos entre janeiro e julho deste ano, totalizando 419 documentos, contra 397 no mesmo período do ano anterior. Somente no mês de julho, o incremento foi de 25% em relação a julho de 2024, com 84 certidões expedidas, comparadas às 67 do ano passado.

O volume de área licenciada também demonstra o aquecimento do setor: em julho, houve um acréscimo de 40%, com mais de 57 mil metros quadrados aprovados, frente aos 40,8 mil metros quadrados de julho de 2024. “Manaus está em plena expansão na construção civil. Nos primeiros sete meses de 2025, emitimos 419 novos alvarás de construção, totalizando mais de 476 mil metros quadrados licenciados. Desde o início da gestão do prefeito David Almeida, já ultrapassamos a marca de 5,2 milhões de metros quadrados, gerando mais obras, mais economia e mais oportunidades para a cidade”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente. No total, o Implurb expediu 4.000 alvarás de construção entre janeiro de 2021 e julho de 2025.

Alinhamento com o Cenário Nacional e o “Minha Casa, Minha Vida”

O cenário de Manaus reflete uma tendência nacional. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) mostram que as vendas e os lançamentos de imóveis residenciais no Brasil também subiram no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionados pelos incentivos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Esse crescimento contínuo solidifica o setor da construção civil como um motor vital para a economia e o desenvolvimento urbano da capital amazonense.

Artigo anteriorJoão Lucas explica motivo de briga com Priscilla Alcântara
Próximo artigoSupermaconha colombiana creepy é a droga mais aprendida nos rios do Amazonas, maior que o volume da cocaína