O boi-bumbá Caprichoso é campeão do 57° Festival Folclórico de Parintins. Como tema, “Cultura-O Triunfo do Povo”, o bumbá somou 1.259,3 contra 1.259,2 do boi Garantido. A conquista confirma o tricampeonato do boi negro na história do festival. A apuração ocorreu na tarde desta segunda-feira (01/07), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo (distante 369 quilômetros de Manaus). O Caprichoso foi tricampeão pela primeira vez em 1996, com o ex-presidente Ray Viana.

O Caprichoso venceu a primeira noite do festival e empatou as duas últimas. Na primeira noite (28/06), Caprichoso pontuou 419,8 contra 419,7 do Garantido. Na segunda noite (29/06), Caprichoso alcançou 419,8 pontos e o Garantido, 419,8. Na terceira e última noite (30/06), o Caprichoso e Garantido empataram com 419,7 contra 419,7, consagrando o Boi Caprichoso como  tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins.

Na primeira noite (28), o Boi Caprichoso, proclamou o “Triunfo do Povo” com foco nas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.

Na segunda noite (29), em que a “tradição” foi o fio condutor da narrativa, o Boi Caprichoso pediu licença para falar daquilo que cultiva com todo o cuidado: as tradições que dão vida ao bumbá.

O Boi Caprichoso fechou sua participação no Festival de Parintins na terceira noite (30) este ano levando para o bumbódromo a temática “Saberes: o reflorestar das consciências”, em exaltação a ancestralidade e aos conhecimentos milenares.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Artigo anteriorDeputado Mário César Filho destaca sucesso da CDC-Aleam no 57º Festival de Parintins
Próximo artigoPerdidos na caverna de Terra Ronca: homens relatam frio e medo