O município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) já está no compasso do Festival com ensaios, festas e eventos movimentando a ilha. Mais do que um espetáculo de cores, música e tradição, o Festival Folclórico de Parintins é o maior símbolo de defesa da Amazônia e da preservação de sua biodiversidade, reunindo milhões de espectadores.

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, Caprichoso e Garantido vão duelar no Bumbódromo, levando ao público um espetáculo grandioso, que atrai turistas do Brasil e do mundo. Mas antes da grande festa, o Governo do Estado do Amazonas, realizador do evento, lança oficialmente, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), a edição de 2025, nesta sexta-feira (11/4) , no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, com apresentações dos bois Caprichoso e Garantido e a presença do governador Wilson Lima, do Prefeito de Parintins, Mateus Assayag, do Secretário de Cultura e Economia Criativa Caio André e outras autoridades.

Além da festa

A festa não se limita, apenas ao final de junho, começando antes, com ensaios, técnicos nas sedes do Currais Zeca Xibelão e Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), as casas dos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente. Além disso, a cidade propicia outras atrações, como o Museu dos Bumbás, que conta a história do festival, e o Mercado Municipal, onde se pode conhecer produtos típicos da região.

Os visitantes também podem explorar as belezas naturais da cidade, com passeios de barco pelo Rio Amazonas e no entorno da ilha de Parintins, desfrutando da rica fauna e flora amazônica.

A cidade inteira se transforma, a cultura popular pulsa e a economia gira em torno dos bumbás Caprichoso e Garantido, impulsionando o turismo e a geração de empregos. Artesãos, costureiros, cenógrafos, músicos e dançarinos encontram sustento na arte bovina, enquanto o setor de serviços – hotelaria, transporte e alimentação – aquece com a chegada crescente de visitantes.

A cada ano, novos turistas se encantam com a “Ópera da Floresta” e mais marcas buscam associar-se a esse espetáculo que já se consolidou como um dos maiores eventos culturais do Brasil.

Caprichoso e Garantido: fazem a Amazônia vibrar

O boi-bumbá é paixão, mas também é história e identidade cultural. Os presidentes das associações folclóricas reforçam a importância do Festival para a Amazônia:

Para Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, atual tricampeão, que em 2025 traz o tema “É Tempo de Retomada”, inspirado no livro homônimo da escritora indígena Trudruá Dorrico, o Festival de Parintins é a expressão máxima da arte amazônica. “Cada detalhe das nossas apresentações traz a essência do nosso povo, da nossa história e do compromisso com a floresta. Essa temporada já começou, e o Caprichoso está pronto para emocionar o Brasil e o mundo”, disse.

O Garantido chega com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, uma exaltação à cultura popular e à luta por justiça social. Fred Góes, presidente do Boi, traduz o sentimento. “O Garantido carrega no coração a alma da cultura popular da Amazônia. Parintins não é só uma festa, é resistência, é tradição, é um espetáculo que emociona e impacta economicamente milhares de famílias. Estamos prontos para mais um ano histórico!”, falou.

O Festival que movimenta o Brasil

O impacto do Festival de Parintins vai muito além da Amazônia. A produção das alegorias e fantasias envolve insumos de diversas regiões do país, e a transmissão do evento atrai cada vez mais atenção de marcas e investidores.

André Guimarães, diretor executivo da Maná Produções, há 20 anos responsável pela área comercial e gestão executiva do projeto, destaca.

“O Festival de Parintins é uma plataforma única para marcas que desejam se conectar com a emoção do povo amazônico e com uma audiência crescente no Brasil e no exterior. É um evento de visibilidade global, com ativações diferenciadas e um impacto cultural e econômico inestimável”.

Além do patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo e o apoio da Prefeitura na estrutura e serviços, empresas como Coca-Cola Brasil, Mercado Livre, Brahma, Bradesco, Assaí Atacadista, Eneva, Azul Linhas Aéreas, Natura, Bemol, Gree, Vivo e Samel Planos de Saúde, além de novos patrocinadores a serem confirmados, fomentam a cultura por meio de investimentos, muitos deles incentivados pela Lei Rouanet.

Que comecem os espetáculos!

O Festival de Parintins é mais do que uma festa: é uma experiência inesquecível. A cidade já está tomada pelo clima do boi-bumbá e a contagem regressiva para as três noites mais emocionantes do ano já começou!

Caprichoso ou Garantido? Independente do lado, uma coisa é certa: Parintins vai resplandecer  em 2025!

Artigo anteriorJuiz nega pedido de prisão preventiva de homem que mutilou dedo da namorada durante ataque de ciúmes em Manaus
Próximo artigoLucas Di Grassi faz comentário preconceituoso contra Zona Franca de Manaus é leva invertida: “Um imbecil arrogante”