Fotos: Pedro Coelho e Michel Amazonas

O Boi Caprichoso recebeu nesta semana a visita das representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lilian Silvia Simões e Rozana Trilha, para discutir um novo projeto voltado para o fortalecimento do artesanato local e a sustentabilidade do Festival de Parintins. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Parintins e tem como objetivo alinhar estratégias para aproveitar melhor os resíduos do festival e transformá-los em produtos comerciais.

A analista e gestora do artesanato do Sebrae Amazonas, Lilian Silvia Simões, destacou a importância da iniciativa, chamada Festival ao Futuro – Parintins Criativo, que visa desenvolver uma linha de produtos artesanais sustentáveis. “O maior objetivo dessa visita aqui em Parintins é trazer um projeto que trabalha o resíduo do festival para desenvolver uma linha de produtos comerciais para o mercado. Fora isso, queremos despertar o comportamento empreendedor de cada participante e reforçar o elo sustentável que o projeto terá, dando um senso de responsabilidade a todos”, disse.

O conselheiro de arte do Boi Caprichoso, Rainer Canto, ressaltou como essa iniciativa pode fortalecer a economia local e ampliar as oportunidades de renda para os artistas ao longo do ano. “O Sebrae traz essa proposta para fortalecer a movimentação do nosso artesanato, que é uma das principais fontes de renda para os artistas de Parintins. Tivemos a primeira visita do designer Sérgio Matos, que se encantou com a nossa diversidade artística e cultural. Hoje, damos continuidade a esse projeto que busca inserir nossos artesãos no mercado de artesanato, permitindo que tenham renda mesmo fora da temporada do festival”, ressaltou.

O Festival de Parintins movimenta significativamente a economia local, mas sua natureza sazonal deixa desafios para os artistas durante o restante do ano. Segundo Rainer, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, tem mantido o compromisso de valorizar os artistas e assegurar pagamentos em dia, mas iniciativas como essa ajudam a dar ainda mais segurança para a classe artística.

Além da reunião com a diretoria, também ocorreu um encontro com os artistas no Curral Zeca Xibelão para apresentar a proposta e discutir os próximos passos do projeto.

Artigo anteriorFenapred, presidida pelo deputado João Luiz, leva ação e ‘Núcleo do Basta’ à zona Norte de Manaus
Próximo artigoEm Tabatinga, Defensoria do Amazonas abre inscrições para processo seletivo de estágio