O boi Caprichoso apostou na religiosidade na terceira e última noite de apresentação no 52º do Festival Folclórico de Parintins. Passava das 23h quando o azul de branco entrou na arena do bumbodrómo homenageando a padroeira da Ilha Tupinambarana Nossa Senhora do Carmo apresentando o espetáculo com a temática “Arte: Criação Cabocla”.
Edmundo Oran surgiu em um portal bem à frente da Marujada de Guerra e chama o levantador de toadas, David Assayag que chega cantando Catedral Verde levando a galera ao delírio, que mostra já ao ritmo de Povo Festeiro que vai em busca de mais um título de melhor galera do festival.
A primeira alegoria da noite foi do artista plástico Ney Meireles e recebeu o nome de “O Calafete” onde o boi Caprichoso homenageou os carpinteiros navais das construtores de embarcações do bairro da Francesa.

A figura típica se transformou na exaltação folclórica enquanto David Assayag cantava a capela “Nossa Senhora” e surgiu a sinhazinha da fazenda a bela jovem, Valentina Cid que bailou ao som de “Viva Cultura Popular.

Do alto da catedral surge o Boi Caprichoso depois segundo verso do Amo do Boi, Príncipe do Boi que homenageia a sinhazinha da fazenda Valentina Cid.
Ainda na exaltação folclórica surge a porta-estandarte, a estudante de administração, Marcela Marialva que evoluiu para os jurados ao som da toada “Deusa da Constelação”.

A galera azulada foi ao delírio no bumbodrómo com a chegada da cunha-poranga, Marciele Albuquerque que veio em um módulo tribal “Icamiabas”, do artista Pojó Carvalho.

Ao som de “Trubilhão Azul” surgiu na arena da a porta-estandarte Brena Dianná, na Lenda Amazônica “Tesouros da Cabanagem”, dos artistas Ferdinando Carivardo e Nonoca Costa.

Com uma alegoria gigantesca o Caprichoso encerrou sua apresentação já na madrugada deste domingo. Da “Transcendência Tariana”, do artista Ozeás Bentes, surgiu o pajé Neto Simões que levantou a galera azulada.

O Caprichoso deixou arena ao som da toada “Somos Marujada de Guerra” com a apótese com grupos folclóricos, tribos e vaqueirada que saíram vibrando com a certeza de mais um titulo conquistado no Festival Folclórico de Parintins já ao ritmo de Povo Festeiro da Ilha quando já passava das 1h30 da madrugada deste domingo (3).
Fotos e Textos Equipe Fato Amazônico (Elcimar Freitas, Jousefe David e Gabriel Ferreira)







