A defensora pública e pré-candidata ao Governo do Amazonas, Carol Braz, recebeu nesta segunda-feira, 14, o troféu Prêmio Innovare, Oscar da área do Direito, através da representante no Amazonas, Nádia Aguiar. O troféu veio após o anúncio de reconhecimento da prática ‘Órfãos do Feminícidio’ como vencedor da premiação em dezembro de 2021.
A entrega foi realizada na unidade da Defensoria Pública no Shopping Cidade Leste, com a presença de familiares atendidas pelo projeto.
O projeto Órfãos do Feminicídio oferece atendimento jurídico e psicossocial através da Defensoria Pública e instituições parceiras para crianças e adolescentes órfãos das vítimas do crime de feminicídio.

O Núcleo de Proteção e Defesa aos Direitos da Mulher (NUDEM) fez um levantamento dos processos tipificados como feminicídio (consumado ou tentado), iniciados a partir de março de 2015, nas três Varas do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.
A partir do estudo documental, foi feito contato com as famílias das vítimas e o acompanhamento social e psicológico com visitas domiciliares, repetidas a cada 6 meses para coleta de dados por entrevistas, para identificar as condições dos órfãos e os fatores que levaram aos casos de feminicídio.
Nas redes sociais, Carol Braz afirmou que o reconhecimento do troféu vale também pra toda sua equipe multidisplicinar e todos que colaboraram com a prática.







