Divulgação/Polícia Civil

O responsável por uma casa de repouso foi preso em flagrante por maus-tratos contra três idosas em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na última quarta-feira (28/1). Policiais encontraram as vítimas em estado de desnutrição e apatia extrema. O cenário encontrado no local é forte (veja galeria abaixo).

Segundo a Polícia Civil, o estabelecimento foi encontrado em condições extremamente precárias, com forte odor de urina, infiltrações, bolor, ausência de ventilação adequada e falta de higiene nos dormitórios.

Três idosas — de 75, 82 e 85 anos — foram encontradas em estado de desnutrição, apatia extrema e abandono assistencial, permanecendo deitadas e sem receber cuidados mínimos compatíveis com suas condições clínicas, de acordo com a polícia.

“A investigação apontou que as vítimas possuíam recomendações médicas expressas para alimentação por sondas e, em ao menos um dos casos, indicação de impossibilidade de permanência na casa de repouso. Ainda assim, elas permaneciam no local sem qualquer protocolo específico de cuidado, sem encaminhamento adequado e sem a assistência necessária”, afirmou a Polícia Civil.

Quando questionado, o responsável pelo estabelecimento disse que desconhecia o estado de saúde das pacientes e admitiu não ter adotado “providências eficazes”, apesar de estar ciente das condições graves do local. O homem de 62 anos foi encaminhado para a delegacia, onde a prisão foi registrada. Com Metrópoles.

Artigo anteriorEquipe de programa satírico alemão é multada na Groenlândia após Tentar hastear bandeira dos EUA
Próximo artigoBope faz operação na zona Norte do Rio após PMs serem baleados