
Um casal foi preso em flagrante no estacionamento de um centro comercial em Salvador, acusado de integrar um esquema criminoso que aplica golpes financeiros contra idosos. Na operação, realizada nessa quinta-feira (18), a polícia apreendeu cerca de 25 mil dólares, R$ 3 mil em espécie e seis celulares.
De acordo com as investigações, os suspeitos recrutavam pessoas pelas redes sociais para cederem suas contas bancárias. Esses perfis eram usados para movimentar valores obtidos ilegalmente pelo grupo.
O caso que deu origem ao inquérito ocorreu em 5 de agosto, quando uma idosa de 75 anos perdeu R$ 99 mil após ser abordada em uma agência bancária no bairro do Cabula, na capital baiana.
Segundo a polícia, a quadrilha agia de forma organizada e tinha outros integrantes responsáveis por identificar e abordar vítimas, geralmente idosos.
Duas pessoas que emprestaram contas ao grupo já foram identificadas. Uma delas afirmou não conhecer a gravidade do esquema e devolveu o valor recebido por meio de depósito judicial. As diligências continuam para localizar outros envolvidos, inclusive em outros estados.
Os presos passaram por exames de corpo de delito e permanecem à disposição da Justiça.
Ao falar sobre o caso, o delegado Thomas Galdino, diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), reforçou que os dois eram responsáveis por fazer toda a parte financeira desse grupo e participavam de um esquema que envolve ainda outros criminosos que estão sendo investigados.
Ele explicou ainda que é uma quadrilha bastante dividida, com atuação em outras partes do país e alertou que pessoas idosas estão sendo abordadas na porta de agências e sendo enganadas.
Com informações de CNN Brasil.










