O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) divulgou, nesta terça-feira (21/01), a lista com os 12 projetos selecionados que irão fazer parte da ação de ocupação do espaço cultural ao longo do ano de 2025. A ação, em comemoração aos 15 anos do Casarão, tem como objetivo fomentar e dar visibilidade à arte, por meio da seleção de projetos, companhias, grupos artísticos e coletivos, democratizando e ampliando o acesso a espaços públicos de fomento à cultura.
Segundo o diretor do CCCI, João Fernandes, foram inscritos 28 projetos nas áreas de linguagens, literatura, música, dança e audiovisual, moda e palestras. Deste total, foram selecionados 12 projetos. “O edital de chamada pública foi lançado em novembro de 2024, e ao longo de mais de um mês recebemos inúmeros projetos. Contamos com uma curadoria criteriosa que chegou neste resultado final. Poder comemorar os 15 do Casarão de Ideias fomentando cada vez a cultura na nossa região é o nosso maior presente”, comenta João.
Entre os projetos selecionados estão: 1º Seminário de Literatura LGBTQIAPN+: A Arte Como Uma Expressão de Resistência; Camerata de Choro, Cine Clube das Manas, Estradas e Rastros de Circo, lançamento do álbum da artista Kalyope, Mundos de Papel, Ocupa Ballroom, Transtorna – exibição da coleção de moda sustentável, sala sensorial imersiva, Se Rende, O Grito e show São Sertões.
A primeira ocupação está prevista para o mês de fevereiro, e vale ressaltar que a ocupação não possui nenhum tipo de incentivo financeiro, nem investimentos sobre quaisquer umas das obras selecionadas, apenas a cessão dos espaços do Casarão de Ideias. Em breve, será divulgado o calendário com as datas de cada uma das ações selecionadas.
A ocupação do Centro Cultural Casarão de Ideias é um Projeto Incentivado pela Lei Rouanet e com patrocínio do Banco Itaú, Eneva, Cigás e Bemol é uma realização do Ministério da Cultura e Casarão de Ideias, por meio do Governo Federal – União e Reconstrução.