
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou a prisão do ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do Rei Charles III, ocorrida nesta quinta-feira (19/2) no Reino Unido. A declaração foi feita a bordo do avião presidencial Air Force One.
“De certa forma, sou especialista no assunto, pois fui totalmente inocentado, então posso falar sobre isso… é uma coisa muito triste.” Em seguida, ele mencionou o monarca britânico: “Seu irmão, que virá ao nosso país muito em breve, o Rei, é um homem fantástico… é uma coisa muito triste.”
Andrew Mountbatten-Windsor, ex-príncipe e ex-Duque de York, foi preso em casa, na propriedade de Sandringham House, em Norfolk, na Inglaterra, no dia em que completou 66 anos. A detenção ocorreu por volta das 8h (horário do Reino Unido) e está relacionada a investigações ligadas ao caso de Jeffrey Epstein, que liderou um esquema de exploração sexual de mulheres e menores.
Segundo comunicado da Thames Valley Police, a prisão ocorreu após uma “avaliação minuciosa” de informações recebidas pelas autoridades, que resultou na abertura de investigação. A polícia informou ainda que diligências estão sendo realizadas em diferentes propriedades associadas ao ex-integrante da família real britânica.
O ex-príncipe também já havia sido acusado de abuso sexual pela norte-americana Virginia Giuffre, uma das vítimas do esquema ligado a Epstein.
De acordo com as autoridades, a investigação apura suspeitas de “má conduta em cargo público”. Entre os pontos analisados está a possibilidade de que Andrew tenha repassado informações secretas do Reino Unido ao magnata. Na época em que os fatos teriam ocorrido, ele atuava como representante do comércio britânico.
Cerca de 12 horas depois da prisão, Andrew foi visto deixando a delegacia de polícia de Aylsham, ainda na tarde desta quinta-feira (19/2), segundo a imprensa britânica. Em registros fotográficos divulgados pela imprensa, ele aparece no banco de trás de um carro, com expressão considerada tensa.
Com informações de Metrópoles.







