Buda Mendes/Getty Images

Nesta quinta-feira (11/12), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a versão completa do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), texto-base do modelo de fair play financeiro que será adotado no futebol brasileiro.

A CBF elaborou um guia explicativo para dirigentes, conselheiros, funcionários, torcedores e demais interessados na gestão do futebol nacional.

“O guia apresenta cada seção do Regulamento em um formato simples, respondendo a duas perguntas fundamentais: ‘Por que esta regra existe?’ e ‘Como ela funciona na prática?’. O objetivo é ir além do ‘o quê’ para focar no ‘porquê’, mostrando a lógica por trás de cada mecanismo de controle e como ele se alinha às melhores práticas de governança adotadas nas principais competições do mundo”, escreveu a entidade no site.

A CBF entende que a implementação de um fair play financeiro é complexa. Por isso o guia foi criado e publicado, que busca ser um parceiro dos clubes durante a adaptação.

O fair play será implementado em 2026 e é válido para as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O sistema implementará regras como limite de 70% da receita para custos de elenco (salários, encargos, direitos de imagem) e um teto para dívidas de curto prazo (45% das receitas). Com informações de Metrópoles.

 

Artigo anteriorGrêmio se interessa por Weverton, mas Palmeiras tenta segurar goleiro
Próximo artigoGovernador Wilson Lima entrega nova unidade do Água Boa em comunidade ribeirinha de Manacapuru